• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Cidadão

O primeiro atendimento é uma consulta de avaliação, na qual a equipe do INI identificará se o acompanhamento será feito na unidade. O interessado deverá dirigir-se à recepção do ambulatório e levar relatório médico especificando o motivo do encaminhamento (doença infecciosa/infecto-contagiosas), acompanhado dos resultados de exames já realizados que indicam a necessidade do encaminhamento, além de documento de identidade com foto.

Para primeiro atendimento (pessoas que vão ao INI pela primeira vez): de segunda a sexta-feira, às 8h, sem necessidade de agendamento prévio. São atendidos no INI indivíduos com 14 anos ou mais, com suspeita de doença infecciosa (infecto-contagiosas), encaminhados de outras unidades públicas de saúde.

Para pessoas já em acompanhamento no INI: as consultas são marcadas de segunda a sexta- feira, de 8h às 17h, exceto feriados, de acordo com a escala dos profissionais responsáveis pelo atendimento. Os agendamentos devem ser feitos pessoalmente, na recepção do ambulatório.

Vacinação: no Centro de Imunobiológicos Especiais (CRIE) são atendidos adultos e crianças com encaminhamento de outros serviços de saúde. No atendimento é realizada avaliação por profissional de saúde e, após esta avaliação, aplicação das vacinas indicadas. As consultas devem ser marcadas por telefone, através do número (21) 3865.9124 ou 3865.9125. O interessado deverá levar encaminhamento médico, documento de identidade com foto e carteira de vacinação.

Medicina do viajante: são atendidos indivíduos com 14 anos ou mais com viagens marcadas para outras regiões do país e para o exterior, interessados em orientações sobre prevenção e tratamento de condições prevalentes nos locais. As consultas devem ser marcadas por telefone, pelo número (21) 3865.9124 ou 3865.9125, no mínimo 30 dias antes da data da viagem. No dia da consulta será realizada orientação de acordo com o destino e a duração da viagem. Os medicamentos sugeridos para uso na viagem não serão fornecidos pela farmácia do INI. No dia da consulta o interessado deve levar um documento de identidade com foto e, se possível, a carteira de vacinação.

Hospital-Dia: funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, atendendo pacientes já acompanhados no ambulatório do INI e indivíduos com Aids encaminhados pela Central de Regulação de Vagas. Informações sobre normas de funcionamento para pacientes e familiares são fornecidas pela equipe do Hospital-Dia.

Internação hospitalar: interna pacientes acompanhados nos ambulatórios do INI e indivíduos com malária ou leptospirose encaminhados pela Central de Regulação de Vagas. O cuidado aos pacientes hospitalizados é prestado 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados. Informações sobre normas de funcionamento para pacientes e familiares são fornecidas pela equipe na hospitalização.

Ambulatório de dermatozoonoses em animais domésticos: são atendidos cães e gatos com esporotricose e cães com leishmaniose. Os proprietários de animais com suspeita ou diagnóstico desses agravos devem telefonar para (21) 3865.9536 ou 3865.9553 para agendar consulta após responder a uma curta entrevista sobre o animal.

Ensino: a Secretaria de Ensino funciona, para atendimento ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados. Esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone: (21) 3865.9581. Informações sobre os cursos oferecidos podem ser encontradas em www.ini.fiocruz.br, no item “Ensino”.

IMPORTANTE: O INI não possui emergência aberta para a população.

Horários de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, exceto feriados

Por telefone:

(21) 3865.9595

Pela internet:

www.ini.fiocruz.br

Por carta e pessoalmente:

Avenida Brasil 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ, CEP 21.040-900,

Pavilhão Gaspar Vianna

Caixas de críticas e sugestões:

Disponível na unidade

RECEBIMENTO DE AMOSTRAS

Todos os dias da semana, das 17h às 8h (Plantão 24/7)

 

Voltar ao topoVoltar