• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

29/12/2021

Ações do projeto Plataforma de Saberes durante a pandemia de covid-19


Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal

Apesar das limitações para os encontros presenciais decorrentes da pandemia de covid-19, a equipe do projeto Plataforma de Saberes, coordenado pela pesquisadora Claudia Teresa Vieira de Souza, epidemiologista e chefe do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social de Saúde do INI, buscou se adaptar e promover atividades com seus integrantes em 2021. A Plataforma realizou uma oficina artística, aulas de exercícios físicos e conscientização em prol da melhoria qualidade de vida, seguindo assim sua trajetória no desenvolvimento de práticas inovadoras de promoção da saúde e produção de conhecimento com os pacientes da Associação Lutando para Viver Amigos do INI, seus familiares e outros membros de grupos comunitários. Os encontros ocorridos ao longo do ano respeitaram todos os protocolos sanitários de segurança, distanciamento social, uso de máscaras e álcool gel, e a comprovação do esquema vacinal completo para todos os participantes.

Arte em Saúde

Com o avanço da vacinação e o arrefecimento da pandemia de covid-19, foi possível para a equipe do projeto Plataforma de Saberes planejar as atividades para o segundo semestre de 2021. O primeiro encontro presencial aconteceu em 12 de agosto, com o evento Viver a Arte em Saúde: Oficina de Expressão Artística em comemoração do Dia Nacional das Artes, realizado na Tenda Maior da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Na ocasião ocorreu uma Dança Circular, arte expressiva corporal reconhecida como uma Prática Integrativa Complementar de Saúde (PICS) pelo Ministério da Saúde, considerada terapêutica na medida em que foi comprovada a atuação nos níveis físico, mental, emocional e espiritual (independente de crença religiosa), e com a finalidade de emanar valores como empatia, compreensão e sentimento de pertencimento, além de permitir a oportunidade de vivenciar emoções saudáveis e a sensação de bem-estar.

A oficina foi conduzida pela professora Diana Ribeiro, contou com a presença de 15 participantes e teve como questão norteadora Qual o sentimento que você percebe ao retornar às atividades presenciais do projeto?. “Colocamos como fundo musical uma música celta para inspirar a criatividade no grupo. Distribuímos papel e lápis de cor devidamente higienizados. Após a finalização dos desenhos, pedimos para que cada um expressasse o sentimento que desejou transmitir na sua arte. Finalizamos o evento com a música Com Amor e Carinho para os Promotores da Saúde Comunitária”, informou Claudia Teresa, autora da canção que homenageia os participantes do Plataforma de Saberes.

Promovendo o cuidado por meio das atividade física e práticas corporais

Durante os meses de agosto e outubro foi realizada a atividade Promovendo o cuidado por meio da atividade física e práticas corporais em tempos da covid-19, com os objetivos de promover ações de orientação, divulgação e incentivo às atividades físicas, como caminhadas, exercícios, alongamento, práticas lúdicas, esportivas e de lazer, e às práticas corporais (Tai Chi Chuan), enfatizando os benefícios de estilos de vida saudáveis junto aos usuários do INI/Fiocruz e seus amigos e familiares.

O professor de educação física Charles Sesana priorizou nas suas aulas a coordenação motora, flexibilidade, alongamento, fortalecimento muscular, percepção de lateralidade, equilíbrio, orientação espacial, locomoção e mobilidade dos participantes. Já a instrutora de Tai Chi Chuan Jane Soares, trabalhou alongamento harmônico com movimentos livres e sequência de oito posturas, Patuan Ching (exercícios da colheita) Taichi Too (alongamento com dança que trabalha equilíbrio e coordenação motora), além de técnicas de meditação, relaxamento e respiração, promovendo assim o bem-estar físico e mental.

Durante os três meses de atividade, 25 pessoas, entre pacientes, amigos/familiares e trabalhadores/colaboradores do INI, participaram das aulas que aconteceram às terças e sextas-feiras, em dois horários, com número limitado de alunos em cada turma.

Na última semana da atividade, Claudia Teresa realizou uma avaliação, por meio de entrevista individual, com os participantes mais assíduos, que relataram inúmeras melhorias físicas (diminuição de dores de membros superiores e inferiores, melhoria da capacidade cardiorrespiratória) e mental (ansiedade, isolamento social). Ao final desse período, todos receberam certificado de participação e um kit com bastão e duas garrafas de água como forma de incentivo para manutenção da prática de atividade física.

Outubro rosa e Novembro azul

Duas oficinas de artesanato também foram realizadas pela professora Diana Ribeiro, nos dias 21 de outubro e no dia 4 de novembro, como atividades relativas ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, respectivamente.

Na ocasião foram confeccionados porta chaves utilizando a técnica da decupagem e pintura. Cerca de 15 participantes de cada evento exerceram a criatividade a partir de momentos lúdicos, bem como construíram conhecimentos sobre a utilização de uma técnica que pode ser aplicada em outras peças, e assim ser tornar uma fonte de renda.

Dia Mundial de luta contra a Aids e encerramento das atividades

Fechando o ano de 2021, o projeto Plataforma de Saberes realizou o evento Movimento e Alegria: o lúdico como ferramenta para a promoção da atividade física e práticas corporais que, além da prática de exercícios e de Tai Chi Chuan, conduzidas pelos professores Charles Sesana e Jane Soares, respectivamente, promoveu uma roda de conversa com a médica infectologista Maria Isabel Gouvêa, integrante da equipe do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social de Saúde do INI. O bate papo teve como tema A prática da atividade física na melhoria da qualidade de vida do portador de HIV e todos nós e celebrou o Dia Mundial de Luta contra a Aids, no dia 1º de dezembro.

Balanço de 2021

A chefe do Laboratório, Claudia Teresa Vieira de Souza, lembrou que as atividades do projeto Plataforma de Saberes ocorreram, no primeiro semestre de 2021, por meio da produção de vídeos educativos disponíveis no YouTube, em função da pandemia da covid-19. “A partir de julho, nossa equipe se reuniu remotamente para o início das atividades presenciais, respeitando todos os protocolos de segurança e assegurando a vacinação completa dos grupos envolvidos no projeto para participar das ações iniciadas em agosto. Além disso, estivemos presentes também na 18ª da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro de 2021, que teve como tema A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta, com o vídeo Oficina de Artesanato Sustentável destinada a geração de renda em tempos de covid-19”, destacou.

A pesquisadora salientou que mesmo diante do cenário de trans e pós pandemia da covid-19, é fundamental manter a atuação da Plataforma de Saberes, principalmente em atividades que buscam fomentar a participação comunitária para promoção de ações visando a melhoria da qualidade de vida e envolvendo diversos atores sociais. “Temos como perspectiva futura dar continuidade ao projeto, em parceria com os membros e líderes de grupos comunitários participantes e a nossa equipe, buscando incorporar as sugestões coletadas durantes os encontros realizados em 2021 e promovendo, desta forma, uma cidadania ativa como o enfrentamento coletivo das iniquidades, além de seguir trabalhando na captação de recursos para o desenvolvimento das atividades para 2022”, concluiu Claudia.
 

*Fotos: Acervo do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social de Saúde

Voltar ao topoVoltar