• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

07/08/2022

Beatriz Grinsztejn toma posse como presidente eleita da International Aids Society (IAS)


Alexandre Magno e Juana Portugal / Foto (galeria): Paula Reges

Beatriz Grinsztejn, médica infectologista e pesquisadora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) tomou posse no dia 02 de agosto como presidente eleita da International Aids Society (IAS) para o período 2024-2026. Grinsztejn é a primeira mulher da América Latina a ocupar o cargo. O anúncio foi feito durante a solenidade de encerramento da 24º Conferência Internacional de Aids que aconteceu em Montreal (Canadá), evento organizado pela IAS, considerado o encontro internacional mais importante para a comunidade científica, ativistas sociais e gestores públicos da área. A presidente em exercício é a infectologista australiana Sharon Lewin, diretora da Peter Doherty Institute for Infection and Immunity.

Beatriz Grinztejn

Graduada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, Beatriz fez mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dedicou sua carreira à Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas e Parasitárias, principalmente ao estudo da prevenção e tratamento do HIV/AIDS, coinfecções e comorbidades associadas. Entre suas contribuições destacam-se várias pesquisas importantes para a comunidade LGBTI+ como as que subsidiaram a implementação da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) no Brasil.

Além de chefiar o Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e AIDS do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, também atua como docente no curso de pós-graduação Stricto sensu do Instituto (INI/Fiocruz). Líder do Grupo de Pesquisa Clínica e Epidemiológica em HIV/AIDS (Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq), também é consultora do Ministério da Saúde, onde integra a Comissão Assessora para o Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos (CAA). Beatriz é Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.  

No âmbito internacional, Beatriz participa do HIV/AIDS Adult Guidelines Development Group, da Organização Mundial da Saúde, do Therapeutic Advisory Committee da Organização Pan-americana da Saúde, além de integrar redes de pesquisa do NIAID/NIH (EUA) como o AIDS Clinical Trials Group, o HIV Prevention Trials Network, o HIV Vaccine Trials Network e a COVID 19 Prevention Network, ela faz parte do International Advisory Board dos periódicos The Lancet HIV e Journal of the International AIDS Society.

Em maio do ano passado recebeu o Prêmio Ward Cates Spirit outorgado durante o encontro anual da Rede de Ensaios de Prevenção ao HIV (HPTN). A honraria foi entregue por Myron Cohen, investigador principal da rede, em solenidade que contou coma participação de Anthony Fauci, diretor do Instituto de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID) dos Estados Unidos.

International Aids Society

Fundada em 1988, a IAS é a maior associação de profissionais da área e reúne mais de 12.000 pesquisadores, profissionais de saúde, gestores e representantes de movimentos sociais de 170 países que trabalham em todas as frentes na busca da redução global do impacto do HIV.

Voltar ao topoVoltar