• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

16/07/2021

Coordenadora da equipe de fisioterapia do Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 é homenageada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro


Juana Portugal e Paula Gonçalves

Mônica Rodrigues da Cruz, coordenadora da equipe de fisioterapia do Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 - INI, foi uma das profissionais homenageadas na Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro, no último sábado (10/07). Diplomada pelo vereador Dr. Carlos Eduardo e pelo presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 2), Wilen Heil e Silva, por sua destacada atuação em gestão, ensino e pesquisa na Pandemia de Covid-19, Mônica reafirmou emocionada o orgulho que sente de sua trajetória profissional. “Somos uma profissão ‘nova’, mas a complexidade da era Covid está proporcionando à Fisioterapia um salto de amadurecimento junto à certeza de que ainda temos muito a aprender. Essa homenagem não é para mim, mas aos profissionais que tenho orgulho de representar. Apesar dos desafios da pandemia, a Fisioterapia no CHC/INI pôde, servindo ao SUS, realizar uma prática baseada em evidências e atuar na reabilitação desses pacientes desde a admissão hospitalar até o pós alta, devolvendo-os à sociedade. O valor disso para nós é imensurável”, afirmou.

“Reconhecer os nossos profissionais que estão desde o início da pandemia compondo a linha de frente no combate da Covid-19 para o Crefito-2 é um orgulho. Homenagear Mônica, que vem se destacando no serviço de fisioterapia no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) é uma alegria. Que essa homenagem seja extensiva a todos os demais colegas de profissão que vem ajudando a levar a saúde e a salvar vidas, pois sabemos que uma única pessoa não conseguiria dar conta. Por isso envio o meu muito obrigado aos profissionais do INI, uma referência em nossa cidade e para todo o Brasil”, destacou o presidente do Crefito, Wilen Heil e Silva, enfatizando em seguida o empenho de sua gestão na valorização da fisioterapia e da terapia ocupacional. “Acreditamos que uma assistência de qualidade à população é mister! E para isso, observamos a necessidade de uma articulação com o legislativo e executivo. Neste aspecto o Conselho tem produzido Projetos de Lei, para que programas e serviços possam ser criados e inseridos nas políticas de saúde”.

O evento também comemorou a aprovação da Lei de nº 6.822, proposta criada pelo Vereador Dr. Carlos Eduardo em parceria com o Conselho, que torna obrigatória a permanência do profissional fisioterapeuta nas Unidades de Terapia Intensiva do município do Rio. “Não há honra maior que homenagear vocês, nossos heróis do Sistema único de Saúde. Não só pelo que vocês representam nessa doença desconhecida, mas principalmente no dia a dia da população", concluiu.

Voltar ao topoVoltar