• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

30/10/2019

INI é contemplado nos editais CNE e JCNE 2019 da Faperj


Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal

O INI teve os pesquisadores Rosely Zancopé, do Laboratório de Micologia e Fernando Bozza, do Laboratório de Pesquisa Clínica em Medicina Intensiva, contemplados no Programa Cientista do Nosso Estado (CNE), e o pesquisador Sandro Pereira, do Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatozoonoses em Animais Domésticos, no edital Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) edição 2019. Os programas apoiam projetos de reconhecida liderança em sua área, vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro.

Os contemplados receberão financiamento mensal por 36 meses para o desenvolvimento de suas pesquisas. Para isso, precisarão realizar atividades científico/tecnológicas anualmente durante a vigência das bolsas, na forma de palestras, cursos ou exposições, para alunos de nível fundamental e médio das escolas públicas do estado fluminense.

As bolsas CNE e JCNE contribuem para a manutenção das atividades científicas e tecnológicas e garantem recursos para que laboratórios e centros de pesquisa contribuam em temas importantes e estratégicos para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado do Rio de Janeiro.

Confira, a seguir, os projetos dos pesquisadores do INI que foram contemplados:

Cientista do Nosso Estado (CNE)

- Fernando Augusto Bozza, chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Medicina Intensiva, com o projeto Declínio Cognitivo e Neuroinflamação: Estudos Translacionais em Sepse;

- Rosely Maria Zancopé Oliveira, vice-diretora de Pesquisa Clínica e pesquisadora do Laboratório de Micologia, com o projeto Identificação de Sporothrix brasiliensis resistentes a antifúngicos por abordagens fenotípicas, genômicas e proteômicas e sua associação com o desfecho clínico de pacientes com esporotricose.

Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE)

- Sandro Antonio Pereira, chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatozoonoses em Animais Domésticos, com o projeto Duas décadas de esporotricose felina no Rio de Janeiro: novas perspectivas para um velho desafio.

Confira a lista completa com os resultados da seleção dos Programas Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) 2019.

*Com informações da Faperj

Voltar ao topoVoltar