• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

17/06/2020

INI é selecionado em edital Faperj/SES-RJ para combate à Covid-19


Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal

Andréa Silvestre de Sousa, pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doença de Chagas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), teve o projeto Rede Cardio-Covid-19 aprovado na chamada C da Ação Emergencial Projetos para Combater os Efeitos da Covid-19 – Parceria Faperj/SES – 2020. A iniciativa busca formar uma rede multidisciplinar e interinstitucional para promover uma investigação cardiológica da infecção por SARS-CoV-2 e trazer soluções sólidas e inovadoras para aprimorar a qualidade de vida do paciente com o novo coronavírus e alterações cardíacas, e terá duração de dois anos.

Participam da Rede Cardio-Covid-19 pesquisadores da Fiocruz, UFRJ, Uerj, Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (Idor). Através de um protocolo prospectivo de registro padronizado para a investigação clínica e laboratorial de aspectos cardiológicos associados a infecções por SARS-CoV-2, a Rede se propõe a aumentar o conhecimento e a definir condutas e tratamentos mais eficazes das comorbidades e complicações cardiovasculares decorrentes da infecção pelo novo coronavírus. “Entre outros pontos, queremos também aprimorar a utilização dos métodos diagnósticos por imagem visando oferecer novas opções de prognóstico e acompanhamento da doença cardíaca induzida pela doença”, explicou a pesquisadora Andréa Silvestre.

Combate à Covid-19

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) aprovou 24 projetos que abordam diferentes aspectos do combate aos efeitos da pandemia da Covid-19, envolvendo controle da epidemia, desenvolvimento e produção de diagnósticos e soluções inovadoras, melhoria de infraestrutura e estudos clínicos, entre outros. Anunciada em março deste ano, a Ação Emergencial, dividida em três diferentes chamadas, acontece em parceria com a Secretaria de Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e recebeu uma dotação inicial de R$ 30 milhões. Confira a lista final dos selecionados clicando aqui.

Voltar ao topoVoltar