• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

10/10/2021

INI na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021


Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) estará presente com uma série de atividades na programação organizada pela Fiocruz para a 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Além de participar de um debate ao vivo sobre covid-19, vacinas e mudanças climáticas, no dia 06/10, pesquisadores do Instituto integram a programação gravada dividida entre ambientes virtuais, atividades interativas e depoimentos, que será lançada nos das 15, 20 e 25 de outubro.

A SNCT 2021 acontecerá de 04 a 08 de outubro e terá como tema A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, com uma programação ao vivo de 9h às 21h no YouTube da Fiocruz, que contará com tradução em Libras. As atividades gravadas estarão disponíveis no mesmo canal ao longo do mês de outubro, e vão possuir duas versões: uma com Libras e legenda, e outra com audiodescrição.

Confira, abaixo a programação proposta pelo INI:

Papo virtual 

Covid-19, Vacinas e Mudanças Climáticas: o que as crianças querem saber?

Dia: 06 de outubro - das 11h às 12 horas

Quais as perguntas e curiosidades das crianças sobre mudanças climáticas? E Covid-19? E vacinas? Carol Passarinha faz a mediação dessa conversa, levando perguntas feitas por crianças para as pesquisadoras da Fiocruz Marília Santini (médica infectologista do INI e especialista em Covid-19), Lourdes Maia (especialista em Vacinas), Diana Marinho (especialista em Mudanças Climáticas).

O vídeo pode ser assistido no canal do INI no YouTube ou na tela abaixo.

Ambientes Virtuais

Lançamento: 15 de outubro

Canal do YouTube da Fiocruz

Aplicativo para Investigação de Pacientes com Rinossinusite Crônica
(Como um app pode ajudar médicos na consulta de pacientes?)

Por: Priscila Novaes Ferraiolo

Como um aplicativo pode ajudar os médicos na consulta de pacientes de rinossinusite crônica? Essa atividade faz parte da série Produtos de pesquisa de teses e dissertações do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas.

O vídeo pode ser assistido no canal do INI no YouTube ou na tela abaixo.

Espécies Causadoras da Leishmaniose Tegumentar no Estado do Rio de Janeiro
(Experiência de georreferenciamento de espécies de Leishmania no Rio de Janeiro)

Por: Luciana de Freitas Campos Miranda

As leishmanioses são doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania e podem se apresentar clinicamente como leishmaniose visceral (LV) ou leishmaniose tegumentar (LT). No Brasil, oito espécies de Leishmania são patogênicas para o ser humano. A caracterização taxonômica das espécies de Leishmania ganha importância no diagnóstico, na vigilância epidemiológica e em investigações clínicas. No presente estudo, identificamos as espécies de Leishmania isoladas de pacientes migrantes e viajantes a trabalho ou lazer atendidos em um centro de referência de 2000 a 2015, realizamos o georreferenciamento dessas espécies no estado do Rio de Janeiro (RJ) e conhecemos os fluxos entre o local provável de infecção (LPI) e local de residência (LR) no estado do RJ, Brasil. Este é um estudo transversal retrospectivo incluindo 171 pacientes com diagnóstico de LTA. Google Maps, OpenStreetMap e Bing Maps foram ferramentas usadas para georreferenciar LPI e LR. O software ARCGIS foi usado para criar mapas da distribuição geográfica das espécies de Leishmania no estado e município do RJ, juntamente com os fluxos entre o LPI e o LR. Essa atividade faz parte da série Produtos de pesquisa de teses e dissertações do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas.

O vídeo pode ser assistido no canal do INI no YouTube ou na tela abaixo.

Atividades interativas

Lançamento: 20 de outubro

Canal do YouTube da Fiocruz

Oficina de Artesanato Sustentável Destinada a Geração de Renda em Tempos de Covid-19
(Reaproveitamento de materiais utilizados em casa no artesanato para geração de renda)

Organização: Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde do INI/Fiocruz

Anualmente, no dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, com atividades de proteção e preservação do meio ambiente. Assim, como forma de oferecer recursos para minimizar os impactos na questão econômica que a pandemia da Covid-19 vem trazendo para a população, essa oficina está voltada ao reaproveitamento de materiais utilizados em casa, pois muitos tiveram diminuição da renda familiar em função dos altos níveis de desemprego. Além disso, também sabemos que grande parcela da população brasileira se coloca sob risco, não mantendo o isolamento social devido ao fato de exercerem atividades laborais essenciais para o seu sustento. Financiamento: Programa Inova: Edital Ideias Inovadoras, INI/Fiocruz, Instituto CEISE.

O vídeo pode ser assistido no canal do INI no YouTube ou na tela abaixo.

Depoimentos

Lançamento: 25 de outubro

Canal do YouTube da Fiocruz

Apresentação de Instrumento para Avaliar a Aceitação da Dieta Hospitalar
(Instrumento para estimar o consumo alimentar do paciente hospitalizado)

Por: Marlete Pereira da Silva

A avaliação da ingestão alimentar é uma das formas de identificar o paciente hospitalizado em risco nutricional. Deve ser uma atividade de rotina, e é necessário conhecer a razão de recusa. A fim de melhorar a qualidade do atendimento nutricional, foi elaborado um instrumento simples, para estimar o consumo alimentar do paciente. Essa atividade faz parte da série Produtos de pesquisa de teses e dissertações do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas.

O vídeo pode ser assistido no canal do INI no YouTube ou na tela abaixo.

Cartilha para Prevenção de Lesão por Pressão em Pessoas Vivendo com PET/MAH Associado ao HTVL-1
(A importância da prevenção de lesões por pressão)

Por: Paula Fernanda da Silva de Sousa e Graciela Rocha Donald

Lesões por pressão são muito dolorosas podem levar à infecção e óbito. Muitas pessoas vivendo com paraparesia espástica tropical/mielopatia associada ao HTLV-1 não sabem disso, mas estão em grande risco de terem essas lesões. Por isso, criamos uma cartilha para prevenção e cuidados com linguagem fácil e bem ilustrativa. Essa atividade faz parte da série Produtos de pesquisa de teses e dissertações do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas.

Saiba mais sobre a cartilha clicando aqui.

O vídeo pode ser assistido no canal do INI no YouTube ou na tela abaixo.

Guia e Instrumento para Farmácias de Ensaios Clínicos no Brasil
(Resultados inéditos e o guia para organização, funcionamento e avaliação de farmácias de ensaios clínicos no Brasil)

Por: Valéria Rita Teixeira Ribeiro

O trabalho tem por objetivo elaborar um guia e um instrumento para organização, funcionamento e avaliação de farmácias de ensaios clínicos no Brasil. Foi realizada uma revisão de escopo da literatura e os resultados foram organizados utilizando o método de Ishikawa. Foram selecionadas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Conselho Federal de Farmácia, Congresso Nacional Brasileiro, normas internacionais e artigos científicos. Os aspectos descritos foram: infraestrutura, recursos materiais, recursos humanos, medicamento do estudo, ciclo de assistência farmacêutica e indicadores de qualidade. Nossos resultados são inéditos e servirão como diretrizes para centros de pesquisa clínica e farmacêuticos na estruturação de uma farmácia ou na preparação para auditorias. Essa atividade faz parte da série Produtos de pesquisa de teses e dissertações do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas.

O vídeo pode ser assistido no canal do INI no YouTube ou na tela abaixo.

Impacto da Anemia nos Desfechos da Tuberculose em Pessoas que Vivem com HIV/AIDS
(A anemia associada ao impacto da tuberculose em pessoas com HIV)

Por: Fernanda de Oliveira Demitto Tamogami

Tuberculose (TB) é a maior causa de morte entre as pessoas que vivem com HIV/AIDS (PVHA). PVHA possuem 26 vezes mais chances de desenvolver TB em relação às pessoas não infectadas que vivem no mesmo país. Anemia por sua vez pode ser definida como níveis de hemoglobina abaixo de 12,0 g/dL para mulheres e 13,5 g/dL para homens. Pacientes com TB ativa podem apresentar níveis reduzidos de hemoglobina (Hb), o que pode afetar diretamente a morbidade associada à TB. O artigo publicado evidenciou que a maioria dos pacientes com anemia antes do início do tratamento para TB persistiu com tal condição até o fim. Anemia está associada à gravidade de TB e avanço da doença em PVHA. O exame de hemograma é um teste simples, barato e disponível no mundo todo, sugerindo assim, que a anemia poderia ser usada como um preditor de gravidade da TB.

O vídeo pode ser assistido no canal do INI no YouTube ou na tela abaixo.

Implementando a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV
(Demonstração da implementação da PrEP para prevenção do HIV entre a população HSH e Trans)

Por: Brenda Regina de Siqueira Hoagland e Daniel Rodrigues de Barros Bezerra

Divulgação do projeto demonstrativo de implementação da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV. Busca-se avaliar a aceitação, segurança e viabilidade do uso da associação dos medicamentos antirretrovirais Entricitabina/Tenofovir (FTC/TDF) administrado por via oral, uma vez ao dia, para homens que fazem sexo com homens (HSH) e travestis/ mulheres transexuais (Trans) inicialmente em 03 serviços e, posteriormente, estendido a 05 serviços públicos de saúde no Brasil: 1 no Rio de Janeiro, 2 em São Paulo, 1 em Porto Alegre e 1 em Manaus. Essa atividade faz parte da série Produtos de pesquisa de teses e dissertações do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas.

O vídeo pode ser assistido no canal do INI no YouTube ou na tela abaixo.

Tratamento da Leishmaniose Cutânea com Antimoniato de Meglumina Intralesional
(Técnica de tratamento de leishmaniose cutânea - da experiência em UBS ao reconhecimento pelo Ministério da Saúde)

Por: Maria Cristina de Oliveira Duque

Apresentação da dissertação do mestrado profissional do INI/Fiocruz. Pacientes com leishmaniose cutânea foram tratados com antimoniato de meglumina por via intralesional em uma Unidade Básica de Saúde. Como desdobramentos, o Ministério da Saúde incorporou a técnica em seu manual de tratamento, e convidou os desenvolvedores a capacitar médicos em outros estados, e a elaborar um curso online de diagnóstico e tratamento da Leishmaniose. Essa atividade faz parte da série Produtos de pesquisa de teses e dissertações do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas.

O vídeo pode ser assistido no canal do INI no YouTube ou na tela abaixo.

SNCT 2021

A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia é o maior evento de divulgação e popularização da ciência do país e acontece desde 2004 sob a supervisão da Coordenação Geral de Popularização e Divulgação da Ciência, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). As atividades são gratuitas e promovem a divulgação científica, cultural e de lazer com a finalidade de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, com temas voltados para a ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Saiba mais sobre a 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia na Fiocruz clicando aqui.

Voltar ao topoVoltar