• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

30/10/2020

Pesquisador do INI participa de webinar sobre vacinação no mundo pós-pandemia


Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal

Alberto dos Santos Lemos, chefe substituto do Laboratório de Pesquisa em Imunização e Vigilância em Saúde e coordenador do Programa de Residência Médica do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), participou, no dia 28 de outubro, do painel Vacinação, Infectologia e Controle de Infecção no Mundo Pós-Pandemia ocorrido no webinar Summit Saúde Brasil 2020. Reunindo diversos especialistas, o debate abordou os diferentes motivos para a baixa adesão às campanhas de imunização pelo país.

Para Alberto Lemos, os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus podem ser associados a esta diminuição. “Temos que pensar em estratégias para fazer a vacinação in loco, para que os Agentes de Saúde possam ir nas comunidades e imunizar a população. Muitas pessoas não quiseram sair para se vacinar em 2020. Essa queda já vem acontecendo nos últimos anos, mas se acentuou ainda mais por conta da Covid-19. O retorno do sarampo no Brasil, por exemplo, é resultado de uma cobertura vacinal que não atingiu a meta. É fundamental entender que a vacina é algo para todo mundo e vai além da questão científica. É uma questão social. Quando eu me vacino, eu protejo o outro também”, ressaltou o pesquisador.

O encontro foi mediado pela jornalista Fabiana Cambrícoli e contou também com as participações de Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm); Natalia Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência e Pedro Vasconcelos, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

O Summit Saúde Brasil 2020 foi promovido pelo jornal Estado de São Paulo, de 26 a 30 de outubro. A semana de eventos online gratuitos apresentou uma série de debates sobre temas atuais e relevantes para a Saúde no Brasil, conectando grandes nomes do setor à sociedade. Todas as apresentações estão disponíveis clicando aqui.

Voltar ao topoVoltar