• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

08/04/2021

Pesquisadora do INI participa de Webinar "Desafios no manejo da criptococose" promovido pelo Ministério da Saúde


Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal

Márcia dos Santos Lazéra, pesquisadora do Laboratório de Micologia do INI, participará do Webinar Desafios no manejo da criptococose, no dia 14 de abril, às 14h30. Promovido pelo Ministério da Saúde, o evento contará com exposições de Márcia de Souza Carvalho Melhem, do Laboratório de Micologia do Instituto Adolfo Lutz, e José Ernesto Vidal Bermudez, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, e pretende disseminar informações acerca dos aspectos clínicos, laboratoriais e epidemiológicos da criptococose.

O webinar é voltado para profissionais de saúde com ênfase em médicos, enfermeiros e técnicos da rede de laboratórios, estudantes da área da saúde, pesquisadores e docentes.

Assista em http://mediacenter.aids.gov.br/.

Criptococose

A criptococose é uma micose sistêmica causada pelo fungo Cryptococcus, que apresenta duas variedades: neoformans e gattii. O principal reservatório do fungo é a matéria orgânica morta presente no solo, em frutas secas e cereais, e nas árvores. Também pode ser encontrado nas fezes de aves, principalmente dos pombos. As manifestações clínicas dependem do estado imunológico de cada indivíduo e do subtipo do fungo em questão. O surgimento de sinais e sintomas ocorre entre três semanas e três meses antes da internação hospitalar. Confira mais informações sobre a doença no site do Ministério da Saúde.

Voltar ao topoVoltar