• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

17/07/2020

Projeto de Telemedicina e análise de dados médicos do INI é selecionado em edital da Capes


Paula Gonçalves*

Claudia Maria Valete Rosalino, coordenadora da pós-graduação Stricto sensu do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), foi selecionada no edital Telemedicina e Análise de dados (edital nº 12), do Programa de Combate a Epidemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O financiamento será destinado ao projeto Telemedicina e análise de dados médicos: Colaboração do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas e da plataforma de telemedicina Conexa Saúde no enfrentamento da COVID-19. O resultado do edital foi anunciado pela CAPES fez o anúncio do resultado no dia 16 de julho.

O Edital tem o objetivo de apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica e formação de recursos humanos de alto nível, no âmbito dos Programas de Pós Graduação Stricto Sensu, voltados estritamente ao desenvolvimento de pesquisa e inovações tecnológicas em telemedicina e análise de dados médicos para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 e temas relacionados. Serão financiados 25 projetos e estima-se a implementação de 198 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Programa de Combate a Epidemias

O Programa de combate a epidemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) consiste em uma série de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de recursos humanos para enfrentar a COVID-19, assim como a realização de pesquisas sobre temas relacionados a endemias e epidemias. Anunciados em abril deste ano, o Programa contou com três editais, cada um selecionando projetos com focos específicos, como estudos de Epidemias (Edital nº 9), Fármacos e Imunologia (Edital nº 11) e Telemedicina e Análise de Dados (Edital nº12). No total, foram selecionados 109 projetos que receberão apoio a depender do Edital e do nível de pós-graduação, sendo o tempo máximo de financiamento 3 anos para bolsas de Doutorado. Confira a lista final dos selecionados clicando aqui.

*Com informações da Capes

Voltar ao topoVoltar