• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

10/09/2021

Projeto do INI eleito um dos cinco melhores do último quadriênio pela Capes será apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Paula Gonçalves e Juana Portugal

A cartilha Prevenção de lesão por pressão: Cuidados aos pacientes com Paraparesia Espástica Tropical/Mielopatia (PET/MAH), produto da dissertação de Mestrado Profissional de Paula Fernanda da Silva Xisto de Sousa, enfermeira do INI, foi eleita como um dos 05 melhores projetos do último quadriênio de avaliação da CAPES (2017-2020). O guia será apresentado em formato de vídeo pitch na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Fiocruz, em outubro de 2021.

Orientada por Elizabeth de Sousa Neves e Ana Claudia Celestino Bezerra Leite, a dissertação teve como produto final uma cartilha homônima, cujo objetivo foi preencher uma lacuna de materiais educativos voltados ao público acometido pela PET/MAH e seus cuidadores e familiares. “Percebi também que a inexistência de material educativo de apoio para orientações desse público para a continuidade dos cuidados das lesões em domicílio dificulta muito o processo, onde os pacientes e seus familiares se sentem perdidos ou inseguros em relação ao curativo e prevenção de feridas novas”, explica Paula.

A apresentação da cartilha ocorrerá na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 04 e 08 de outubro de 2021, de forma síncrona remota. A autora apresentará seu projeto em formato de vídeo pitch ou um vídeo curto, onde o autor apresenta sua pesquisa destacando os objetivos, a relevância e os impactos de seu produto através de linguagem acessível.

Paraparesia Tropical Espástica/Mielopatia

Paraparesia Tropical Espástica/Mielopatia é uma das formas mais frequentes de doenças relacionadas ao vírus HTLV-1. É percebida através de fraqueza e enrijecimento da musculatura em membros inferiores, incapacidade motora progressiva, distúrbios geniturinários, dentre outras alterações. Desta forma, pacientes com mobilidade física prejudicada ou perda de sensibilidade têm o risco de desenvolverem Lesões por Pressão, gerando complicações ao paciente, prolongando o tratamento e a reabilitação e prejudicando significativamente a qualidade de vida.

A defesa da dissertação de mestrado profissional ocorreu no dia 05 de fevereiro de 2020. Confira aqui a cartilha completa de cuidados e prevenções de lesões por pressão.

Idealização da cartilha

Participaram da idealização da cartilha os pesquisadores:

Paula Fernanda da Silva Xisto de Sousa - Enfermeira (INI/Fiocruz)

Elizabeth de Souza Neves - Médica, Infectologista dos Ambulatórios de HTLV e de Toxoplasmose (INI/Fiocruz)

Ana Claudia Celestino Bezerra Leite - Coordenadora do Laboratório de Pesquisa Clínica em Neuroinfecções (INI/Fiocruz)

Marcel de Souza Borges Quintana - Mestre, Tecnologista em Saúde Pública. Estatístico do Laboratório de Pesquisas Clínicas (INI/Fiocruz)

Graciela Rocha Donald - Acadêmica de enfermagem (UFF)

Abelardo de Queiroz-Campos Araújo - Pesquisador Titular do Laboratório de Pesquisa Clínica em Neuroinfecções - (INI/Fiocruz)

Erick Lota -  Projeto gráfico e ilustrações (ICICT/Fiocruz)

Voltar ao topoVoltar