• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

26/09/2022

Projeto Plataforma de Saberes do INI aborda como se relacionar estrategicamente com a imprensa


Alexandre Magno | Fotos: Renan Melgaço e Alexandre Magno

O projeto Plataforma de Saberes do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) realizou no último dia 20/09 a roda de conversa a Arte de Falar com a Imprensa. Orientações para um melhor diálogo com os canais de notícias. O evento contou com apresentação da Relações Públicas Marcia Vilella, especialista em Comunicação Integrada e Ceo da Target Comunicação.

Márcia apresentou tópicos de como abordar e se relacionar estrategicamente com jornalistas e repórteres, bem como se posicionar adequadamente junto aos veículos de comunicação voltados para a produção de notícias.

Márcia Vilella compartilhou sua experiência e dicas com os participantes que por sua vez, trouxeram suas dúvidas e compartilharam com o grupo suas experiências no relacionamento com jornalistas. “A imprensa ainda é o principal meio de difusão de informações para a sociedade e os fatos por ela divulgados são os que ganham maior repercussão. Por isso é crucial saber utilizar esse canal de forma estratégica e adequada para que a mensagem chegue corretamente ao maior número de pessoas possíveis”, explica Márcia.

Claudia Teresa, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde (LAP-EPIDSS), responsável pelo projeto, contou que a ideia de fazer a roda de conversa com essa temática surgiu a partir de uma conversa com a equipe da Assessoria de Comunicação do INI/Fiocruz, durante o curso de oratória realizado no âmbito do projeto em agosto. “Entendemos que essa roda de conversa poderia ser complementar ao curso de oratória, já que muitos dos participantes do projeto são lideranças que em algum momento já foram ou podem ser abordados pela imprensa”, explicou.

Plataforma de Saberes

O projeto Plataforma de Saberes é uma iniciativa do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde (LAP-EPIDSS), cujo objetivo é o de desenvolver práticas inovadoras de promoção da saúde e produção de conhecimento entre a ciência e sociedade, desenvolvendo ações em saúde de interesse coletivo. Os participantes são lideranças comunitárias, ou membros de associações de pacientes e seus familiares e amigos, como a Associação Lutando para Viver Amigos do INI, Divas da Vida Positiva, Rio Chagas e Clube das Amigas da Mama, e Educadores comunitários do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST/AIDS do INI.

Dicas antes de conceder uma entrevista (por Márcia Vilella).

  1. Esteja preparado antes de conceder uma entrevista. O jornalista quer informações precisas. Melhor não conceder entrevista se não tiver informações para repassar. Se for falar, deve-se estar bem preparado, com dados precisos sobre o assunto e jamais minta ou invente informações. Melhor dizer que não tem certeza, mas que vai levantar a informação correta.
  1. Entenda a função do jornalista. Às vezes, nem todas as perguntas serão positivas. Profissional de imprensa produz a matéria pensando no interesse do seu público, não no interesse da pessoa que está sendo entrevistada ou da instituição à qual ela pertence. Por isso, pode fazer perguntas sobre temas que o entrevistado não gostaria de abordar.
  1. Tenha paciência. Jornalistas erram por uma série de motivos (despreparo para a pauta, pensar que havia entendido o que você falou, quando não entendeu etc.). Por isso pode ocorrer de uma informação ser divulgada de maneira errada. É possível pedir correção, caso julgue que houve um engano factual ou de interpretação que pode trazer danos ou comprometer a sua imagem ou da sua organização.

Márcia compartilhou também com os presentes um vídeo onde são apresentadas sete dicas de como se sair bem numa entrevista jornalística.

Para assistir, clique aqui.

Voltar ao topoVoltar