• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

19/02/2020

Projeto Plataforma de Saberes retorna em 2020


Antonio Fuchs

O projeto Plataforma de Saberes: Envolvimento e participação da comunidade em práticas inovadoras de promoção da saúde e produção de conhecimento deu início às suas atividades em 2020. Realizado pelo Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde (LAP-EPIDSS), o primeiro encontro do ano, ocorrido no dia 13 de fevereiro, no auditório do Pavilhão de Ensino do INI, apresentou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e um cronograma de iniciativas para os próximos meses. Um caderno de receitas sobre alimentação saudável, elaborado pelos promotores de saúde comunitária que integram o projeto, foi entregue a todos os participantes e está disponível para download.

O evento teve início com a exibição de um vídeo da ONU Brasil sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, explicando cada um de seus 17 pontos. Em seguida, Aline Bistene, da equipe do LAP-EPIDSS, realizou uma atividade em grupo sobre como as 12 atividades realizadas no âmbito do Plataforma de Saberes em 2019 estão relacionadas com esta Agenda Global, que prevê ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, água e saneamento, entre outras questões.

A chefe do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde, Cláudia Souza, apresentou alguns dos temas previstos para serem abordados nos encontros de 2020 como saúde bucal, informações seguras sobre o novo coronavírus, a importância da doação de sangue, Outubro Rosa, Novembro Azul, alimentação saudável, além de possíveis visitas ao Museu Naval e ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Caderno de receitas saudáveis

Devido ao sucesso da Agenda 2017 com receitas de alimentação saudável, elaborada pelo Plataforma de Saberes, a equipe do LAP-EPIDSS atendeu a uma demanda dos participantes e demais interessados na iniciativa e editou, agora em 2020, um caderno com este mesmo conteúdo, atualizando apenas as informações do projeto. Segundo Claudia Souza, este trabalho foi realizado em parceria com profissionais do Serviço de Nutrição do INI e de jardineiros do Setor de Educação Ambiental, do Departamento de Gestão Ambiental da Cogic/Fiocruz.

A publicação, que pode ser acessada aqui, incorpora receitas e dicas de uma alimentação saudável e saborosa, trazidas pelos participantes do Grupo de Estudos sobre Segurança Alimentar: Alimentação Saudável para Promotores de Saúde Comunitária, aproveitando também a experiência adquirida por eles sobre ervas e temperos naturais e na montagem de sua própria horta caseira.

Plataforma dos Saberes

O projeto Plataforma dos Saberes tem uma longa trajetória desenvolvendo práticas inovadoras de promoção da saúde e produção de conhecimento como iniciativa de difusão e popularização da ciência e da tecnologia com os pacientes da Associação Lutando para Viver Amigos do INI e seus familiares. Atualmente conta com o apoio do Programa Inova Fiocruz, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal (CES), do Comitê Comunitário Assessor (CAB), do Clube das Amigas da Mama, do Centro de Estudos Interdisciplinares em Saúde, Educação e Ambiente (CEISE), e da Associação Rio Chagas.

*Fotos: Antonio Fuchs

Veja também

Veja mais sobre o assunto

Voltar ao topoVoltar