• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

07/12/2021

Projetos do INI são selecionados para receber o Auxílio Básico à Pesquisa da Faperj


Juana Portugal*

Três projetos do INI foram selecionados para receber o Auxílio Básico à Pesquisa (APQ1) da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Para Rosely Zancopé, Vice-diretora de Pesquisa Clínica, “os projetos contemplados demonstram a diversidade e qualidade das pesquisas realizadas no INI. A liberdade na escolha dos temas faz do APQ 1 ser muito procurado, especialmente por jovens pesquisadores”, afirmou.

Os projetos selecionados são:

* “Plataforma de Saberes: fomento à participação comunitária para promoção da saúde e produção de conhecimentos no contexto trans e pós pandemia COVID”, de Claudia Teresa Vieira de Souza, chefe do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde. O estudo tem como objetivo a construção de novas práticas de promoção da saúde e formas de produção de conhecimento compartilhado entre pesquisadores/profissionais de saúde e a comunidade, possibilitando uma participação ativa da sociedade onde serão valorizadas em todas as atividades realizadas, as narrativas/narração de histórias de vida e/ou da experiência das atividades promotoras da saúde dos atores sociais envolvidos no projeto;

* “Vigilância epidemiológica, clínica e genômica de coorte de pacientes com paracoccidioidomicose em um centro de referência no estado do Rio de Janeiro”, de Priscila Marques de Macedo, Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatologia Infecciosa. O projeto visa acompanhar as mudanças do perfil epidemiológico da paracoccidioidomicose (PCM), onde têm se observado a emergência de formas agudas da doença, mais graves, em indivíduos jovens, na Baixada Fluminense, e em outros municípios da região metropolitana. Serão analisados dados clínicos, epidemiológicos e genômicos (isolados fúngicos) em coorte de pacientes com PCM em um centro de referência no estado do RJ;

* “Impacto do racismo estrutural e internalizado no comportamento e percepção de risco ao HIV entre minorias sexuais e de gênero negras no Brasil”, de Thiago Silva Torres, pesquisador do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids. O projeto faz parte da Tese de Doutorado de Lucilene Freitas, aluna do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas do INI, e visa entender como o racismo e a discriminação interseccional impacta no comportamento sexual, no acesso aos serviços, e no conhecimento e uso de tecnologias de prevenção combinada ao HIV entre a população de minorias sexuais e de gênero negra no Brasil. Dados do Ministério da Saúde revelam que em 2019 aproximadamente 60% dos casos de infecção por HIV notificados ocorreram entre pessoas jovens pardas ou pretas. Informações sobre a saúde da população MSG negra são escassas, e a qualidade e quantidade de dados epidemiológicos são precários. A pesquisa pretende fornecer dados que possam contribuir para outros estudos que avaliem o impacto do racismo em outras condições de saúde, podendo ser utilizados por gestores; profissionais de saúde; e representantes da sociedade civil para desenvolver, avaliar e monitorar políticas, programas e ações.

Auxílio Básico à Pesquisa (APQ1)

O APQ 1 é a modalidade mais universal de apoio à pesquisa científica da Faperj e destina-se para o desenvolvimento de projetos de pesquisa individuais, conduzidos por pesquisadores qualificados e com grau de doutor ou equivalente, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro.

Os recursos do programa podem poderão ser aplicados em despesas de capital e custeio, escolhidas pelos proponentes, essenciais à realização do projeto, desde que estejam de acordo com o classificador de receita e despesa do estado do Rio de Janeiro e em consonância com as metas do projeto. Contados a partir da liberação dos recursos, os pesquisadores terão 24 meses para a execução de suas propostas.
 

Voltar ao topoVoltar