• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Residência Médica e Internato

A Residência Médica em Infectologia

Considera-se a Residência Médica o melhor caminho para a preparação profissional de um(a) médico(a) de elevado padrão. Por proporcionar vivência prática inserida na realidade local e sob supervisão qualificada, a residência é reconhecida mundialmente como uma etapa imprescindível para o bom desenvolvimento das funções assistenciais do médico, além de ser um requisito básico para outras atividades ligadas aos campos de gestão, docência e pesquisa clínica.

A Residência Médica em Infectologia do INI é um curso de pós-graduação latu senso que se destina a formar médicos especialistas capazes de participar da prevenção e realizar o diagnóstico das enfermidades transmissíveis por agentes biológicos específicos, ou seus produtos metabólicos, bem como prescrever o tratamento e orientar a reabilitação dos indivíduos acometidos por tais doenças.

É importante ressaltar que a Infectologia é uma especialidade que não depende de paradigma anatômico, corrente de pensamento ou nível de complexidade. Trata-se da mais integral das especialidades clínicas, e sua prática decorre do raciocínio que integra a fisiopatologia dos vários tecidos e sistemas e o ambiente que cerca o paciente. Devido ao forte laço histórico mantido com a Medicina Preventiva e a Saúde Coletiva, o exercício da especialidade envolve o desafio da busca do agente etiológico e de seu controle, considerando características e determinantes da saúde de uma população, com foco especial em doenças negligenciadas, e ao mesmo tempo as características individuais dos pacientes que precisam de cuidado especializado. Enquanto disciplina, a Infectologia é uma das áreas que mais contribui com a produção científica de ponta do Brasil, além de historicamente ter participado de forma ativa na elaboração de políticas públicas de saúde efetivas para a nossa sociedade.

Embora tenhamos verificado no Brasil uma redução da incidência de algumas doenças infecciosas, estas ainda são responsáveis por parcela significativa do panorama sanitário do país, e respondem por índices altos de mortalidade, incapacidade laboral, e aplicação de recursos públicos. Verifica-se que o campo de trabalho para os médicos infectologistas vem se ampliando, tanto no SUS quanto em instituições privadas de saúde, em decorrência do aumento de pacientes com doenças crônicas suscetíveis a infecções específicas, das mudanças constantes na epidemiologia de algumas doenças em decorrência da mobilidade humana e de animais, da expansão da resistência microbiana em todo o mundo e da emergência constante de novos patógenos que ameaçam a vida humana.

A Comissão de Residência Médica (COREME) do INI

Coordenação: Alberto dos Santos de Lemos
Informações: Vice-Direção de Ensino do INI
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos
21040-900 - Rio de Janeiro - RJ
Telefax: (021) 3865.9581
E-mail: residenciamedica@ini.fiocruz.br

Membros da COREME:

Alberto dos Santos de Lemos

Cristiane da Cruz Lamas

Estevão Portela Nunes

Marcellus Dias da Costa

Maria Clara Gutierrez Galhardo

Mauro Brandão Carneiro

Sandra Wagner Cardoso

Representantes dos residentes

Secretária: Carla Rios

 

Atualizado em 22/03/2018

Voltar ao topoVoltar