• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

20/12/2017

Projetos desenvolvidos com consultoria do Hospital Sírio-Libanês são apresentados no INI


Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal

Especialistas do Hospital Sírio-Libanês apresentaram, no dia 15/12, um balanço dos projetos de consultoria elaborados no INI dentro da parceria Fiocruz-HSL, através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O encontro, no Auditório do Pavilhão de Ensino, foi presidido pela diretora Valdiléa Veloso e contou com a presença de profissionais do Instituto. Os trabalhos integravam os quatro eixos desenvolvidos ao longo do ano: Administrativo/Financeiro, Gestão do Cuidado, Gestão da Informação e Suprimentos.

Segundo Jois Ortega, assessora da Direção, “o balanço da parceria com o Sírio é extremamente positivo e isso é comprovado com os resultados obtidos. Nossa expectativa é continuar esse trabalho conjunto em 2018”. O coordenador geral dos projetos do Hospital Sírio Libanês, Edson Erial, ressaltou que dentro do Proadi-SUS houve duas frentes importantes. A primeira foi o Curso de Especialização em Gestão Hospitalar Fiocruz-HSL, envolvendo servidores do INI e do IFF e a outra foi a parte de planejamento estratégico que, conforme acordo com a Direção do INI, foi postergada para 2018 por conta dos resultados do VIII Congresso Interno da Fiocruz.

“Os consultores da nossa equipe que coordenaram os projetos do Curso de Especialização apresentaram um resumo de alguns deles, trazendo seus principais objetivos, metas e as recomendações dos especialistas com as ações que podem ser executadas pelo INI para que os produtos sejam entregues e aplicados nos próximos meses”, informou Edson Erial.

Participaram das exposições os consultores José Carlos Silva, no eixo Administrativo/Financeiro, com o projeto "Melhoria das Informações sobre gestão de Pessoas", de Nelson Passagem Vieira e equipe; Carlos Alberto Gama Filho, na Gestão do Cuidado, falando sobre os projetos "Implantação do Plano Terapêutico Singular na atenção hospitalar em uma unidade de referência em doenças infecciosas", de Mariana Machay, Hugo Boechat e equipe, "Gerenciamento da Sepse no INI/Fiocruz", de Denise Medeiros e equipe, "Estruturação e sistematização dos serviços farmacêuticos clínicos prestados aos pacientes internados no INI/Fiocruz, de Patrícia Helena Castro Nunes, Eduardo Corsino Freire e equipe e, "Rodas de Conversa - modelos e metodologias de Gestão compartilhada e participativa", de Dayvison Freitas e equipe. O eixo Gestão da Informação foi apresentado por Edson Erial, com o trabalho "Definição de indicadores de Gestão", de Dayse Campos, Diogo Dias e equipe, e a área de Suprimentos ficou a cargo de Thiago Sakamoto, com o trabalho "Revisão do processo de compras", de Michael Jacob e equipe.

Encerrando a atividade, a diretora Valdiléa Veloso agradeceu a equipe do Hospital Sírio Libanês pelo trabalho executado ao longo de 2017, considerando que foi um ganho muito grande para o INI e para aqueles que trabalharam nos projetos. “Os alunos do curso, que agora são especialistas, e os profissionais que trabalharam nos demais projetos estão muito motivados e todo esse processo ajudou para uma maior integração da equipe.  Nós pretendemos capitalizar toda essa motivação e aproveitar os resultados dos projetos para implanta-los de forma a melhorar, cada vez mais, a gestão no INI. Esse é o compromisso dessa Direção”, concluiu.

Voltar ao topoVoltar