• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

15/05/2019

Repositório Institucional Arca é apresentado no INI


Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal

A Coordenação de Pesquisa promoveu uma palestra com Claudete Fernandes de Queiroz, coordenadora técnica do Repositório Institucional Arca, no dia 08 de maio, para falar sobre essa iniciativa e mostrar como está a situação do INI nesse contexto. O Arca visa preservar e disponibilizar o conhecimento científico produzido na Fundação. Prioritariamente, o Repositório recebe as dissertações e teses desenvolvidas nos Programas de pós-graduação Stricto sensu da Fiocruz, além dos artigos produzidos pelos pesquisadores publicados em periódicos científicos.

A vice-diretora de Pesquisa Clínica, Rosely Zancopé, que coordenou a sessão, destacou que o Arca (www.arca.fiocruz.br) é agora é um dos indicadores da Fiocruz para quantificar a produção científica da atividade de pesquisa. “Precisamos, obrigatoriamente, fazer o depósito de tudo que produzimos neste Repositório e para auxiliar nesse processo o INI conta com uma bibliotecária fazendo o controle e a atualização das informações do Instituto trabalhando junto à Coordenação de Pesquisa”, explicou.

Durante sua exposição, Claudete Fernandes informou que o Arca é organizado em comunidades que correspondem às unidades da Fiocruz, cabendo a cada uma delas reunir seus documentos em diferentes coleções. Criado em 2007, o repositório foi lançado oficialmente em 2011, sendo mantido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict).

Atualmente, o INI conta com 1.463 documentos armazenados no Arca entre artigos de periódicos, trabalhos apresentados em eventos, Trabalhos de Conclusões de Cursos (TCC’s), dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de Recursos Educacionais Abertos (recursos de ensino, aprendizagem e pesquisa que estejam em domínio público), seguindo num crescente de arquivamento de informações desde o ano de 2014.

Claudete lembrou que o Arca é uma ferramenta extremamente útil para os pesquisadores pois aumenta a visibilidade de suas descobertas científicas, facilita o gerenciamento da produção científica, oferece um único ponto de referência para os trabalhos em um ambiente seguro e on-line 24 horas por dia, facilita a identificação de plágio entre diversos outros pontos. “É importante destacar que o repositório não é apenas um indicador de desempenho institucional, mas está nos editais Pibic, Pibit e Inova Fiocruz como um requisito na busca dos pesquisadores por novos financiamentos.

Confira a apresentação completa da coordenadora técnica do Repositório Institucional Arca, Claudete Fernandes de Queiroz, clicando aqui.

*Fotos: Antonio Fuchs

Voltar ao topoVoltar