• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

18/04/2019

SBMT abre inscrições ao Prêmio para Investigadores Jovens 2019


Texto: Antonio Fuchs / Revisão: Juana Portugal

Estão abertas as inscrições do Prêmio para Investigadores Jovens 2019, oferecido pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) em parceria com o Instituto Mérieux (França), com o objetivo de incentivar jovens profissionais que tiveram destaque na área da Medicina Tropical. Os interessados podem submeter suas candidaturas até o dia 20 de junho e o vencedor será anunciado durante o 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop 2019), que acontecerá em Belo Horizonte, de 28 a 31 de julho.

Podem participar profissionais com até 10 anos de conclusão do doutorado e membros atuais da SBMT. Além disso, os candidatos devem ter atendido em um hospital brasileiro ou em uma instituição de pesquisa brasileira relevante, em tempo integral, como clínico de doenças infecciosas, microbiologista clínico ou molecular ou epidemiologista; possuir menos de 10 anos de experiência profissional em doenças tropicais após a conclusão do PhD e; ter contribuído de forma significativa na pesquisa de doenças tropicais e/ou na gestão de pacientes com impacto nacional. Os indicadores de impacto podem ser de publicações em revistas internacionais proeminentes e/ou implementação de diretrizes/protocolos que tenham levado a melhorias significativas nas doenças tropicais.

A premiação consiste em um incentivo para pesquisa no valor de 10 mil euros e as regras para inscrição podem ser conferidas aqui.

Edições anteriores

Em 2017, primeiro ano da parceria entre a SBMT e o Instituto Mérieux, o Prêmio para Investigadores Jovens foi entregue ao pesquisador da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Julio Croda, durante a abertura do 53º MedTrop, em Cuiabá (MT). Já no ano seguinte, em 2018, o vencedor foi o pesquisador do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), André Siqueira, que recebeu a honraria durante a cerimônia de abertura do 54º MedTrop, em Recife (PE).

Voltar ao topoVoltar