• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

27/05/2021

Servidor do INI é homenageado ao completar 30 anos de serviço na Fiocruz


Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal / Foto: Juana Portugal

A Presidência da Fiocruz homenageou, no dia 26 de maio, durante as celebrações pelos 121 anos da instituição, os servidores que há 30 anos trabalham na Fundação em prol de uma saúde pública de qualidade para a população brasileira. O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas teve um pesquisador agraciado na solenidade virtual: Sergio Salles Xavier, médico cardiologista do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doença de Chagas. A homenagem ao profissional do INI foi conduzida por Valdiléa Veloso, diretora da unidade.

Durante sua fala, Valdiléa parabenizou o médico cardiologista pela data e lembrou a importância da homenagem aos profissionais da instituição. “Nós trabalhadores costumamos dizer e escrever sobre o ‘orgulho de ser Fiocruz’, mas este é o momento em que a Fundação ressalta o orgulho que tem de seus colaboradores. Quando chega a nossa vez de receber o reconhecimento é algo emocionante e nos faz lembrar da trajetória aqui no campus e o quanto cada um contribuiu, e contribui, para fazer da Fiocruz a instituição que ela é hoje em dia, servindo com excelência a sociedade neste momento tão crítico”, ressaltou. Confira a fala completa no canal do INI no YouTube ou na tela abaixo.

Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, destacou que a homenagem aos profissionais contempla os anos de 2020 e 2021, por conta da pandemia de Covid-19. “Estamos trabalhando os 121 anos da Fiocruz de forma virtual e em prol da ciência e da saúde em um ano inteiramente dedicado a contribuir para a superação dessa grave crise sanitária, econômica, social e humanitária. Todo o esforço feito pela Fundação nas diferentes frentes para combater essa pandemia não seria possível se não mobilizássemos a energia, a competência e o compromisso dos nossos trabalhadores”, afirmou a presidente.

Durante a cerimônia, Andréa da Luz, diretora da Coordenação Geral de Gestão de Pessoas da Fiocruz (Cogepe), e Michelly Alves, presidente da presidente do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN), parabenizaram a todos os homenageados e salientaram que é uma honra participar da celebração de 30 anos de atuação dos profissionais que defendem, diariamente, os ideais de uma saúde pública igualitária para todos.

Ainda durante o evento, o projeto Memória da Gestão na Fiocruz foi apresentado por Lucina Matos, chefe de gabinete da Cogepe. A iniciativa, que será lançada ainda em 2021, busca resgatar a história da criação das unidades técnico-administrativas que compõem a Fiocruz e dos profissionais que trabalham há anos na instituição.

Confira a íntegra da solenidade clicando aqui.

Sobre o homenageado

Sergio Salles Xavier possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de mestrado e doutorado em Medicina (Cardiologia), também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com uma ampla experiência em cardiologia clínica e ecocardiografia, atua em linhas de pesquisa envolvendo a doença de Chagas e insuficiência cardíaca.

Voltar ao topoVoltar