Curso:
Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica (MPPC) 

Ano de início: 2011 

Área de avaliação: Medicina II 

Conceito CAPES: 4 (nota 4 significa que o curso tem desempenho bom e 5 é a nota máxima para programas que possuem apenas curso de mestrado).

 
Missão
Objetivo Geral
   

Formar profissionais qualificados no campo da Pesquisa Clínica para o desenvolvimento de conhecimento, produtos e tecnologias, voltados para a melhoria de processos e serviços de saúde com foco na inovação e compromisso com o SUS.

Desenvolver a capacidade dos alunos em diferentes habilidades inerentes a pesquisa clínica, nas linhas de pesquisa de “gestão e educação em pesquisa clínica” e “pesquisa clínica em seres humanos e animais”.

Corpo docente:
É multiprofissional e altamente qualificado, nas áreas de Ciências Biológicas, Educação Física, Estatística, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Zootecnia. 

Data Ingresso: Março 

Vagas ofertadas: 25 

Modalidade: Presencial 

Público-alvo:
Profissionais de nível superior, em qualquer área de graduação. 

Duração do curso:
Tem duração máxima de 24 meses, e carga horária mínima de 1.440 horas. Todas as disciplinas oferecidas serão obrigatórias e as atividades presenciais serão realizadas às segundas-feiras durante 8 horas, no primeiro e segundo ano de duração do curso 

Titulação: O aluno que concluir o curso receberá o diploma de Mestre em Pesquisa Clínica. 

Linhas de pesquisa - MPPC

Linha 1 - Gestão e educação em pesquisa clínica
Linha 2 - Pesquisa Clínica em seres humanos ou animais

 
Informações relevantes 
 

Vagas para as Ações Afirmativas: 

O programa, em conformidade com a Portaria Fiocruz nº 491 de 20 de setembro de 2021, que regulamenta as Ações Afirmativas na Fiocruz, reservará os seguintes percentuais do total de vagas para as ações afirmativas: 20 % Negros (N: preto e pardo), 3% para Indígenas (I), 7% para Pessoas com Deficiência (PcD).

 

Infraestrutura:

a) Laboratórios e hospitais: estrutura laboratorial e hospitalar de excelência, oferecendo a adequada retaguarda à pesquisa clínica no Programa. Centro Hospitalar de alta complexidade de referência para doenças infecciosas no SUS, fundamental para acelerar as pesquisas conduzidas pelo Programa de pós-graduação, e de toda a rede de colaboração nacional e internacional. Possui 19 laboratórios (de bancada e clínicos) envolvidos com as 8 linhas de pesquisa. 

b) Biblioteca: O Programa conta com o acervo e estrutura informacional da Biblioteca de Ciências Biomédicas que faz parte do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) da Fundação Oswaldo Cruz. 

c) Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) próprio e homologado pelo CONEP e Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) vinculada à Vice-Presidência de Pesquisa Coleções Biológicas da Fiocruz.

 
 
 

Participação em Redes de Pesquisa Clínica: 

O INI é um centro da Rede Nacional de Pesquisa Clínica, e participa de duas redes financiadas pelo governo norte-americano voltadas para estudos de tratamento e prevenção da infecção pelo HIV (Aids Clinical Trials Group (ACTG)/NIAID/NIH; HIV Prevention Trials Network (HPTN)/NIAID/NIH).

 

Produção Técnica: 

O curso prioriza o desenvolvimento de projetos na instituição com a qual o aluno possui vínculo de trabalho e que resultem em produtos passíveis de aplicação prática e imediata na melhoria da qualidade dos setores nos quais o aluno desenvolve suas atividades profissionais.

 

Resultado do Estudo de Egresso do Curso - 2013-2020:

A maioria dos egressos afirmam que o curso teve efeito na sua vida profissional (69%) e esse impacto se reverte principalmente no aumento do prestígio e o reconhecimento de seu trabalho diante de colegas e chefia (41,4%), no melhor desempenho no trabalho (41,4%), vindo a seguir ganhos na remuneração (20,7%) e no desempenho de outras atividades (20,7%).

 

Local da realização do Curso:

Atividades teórico-práticas: Nas dependências do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas-Fiocruz.

 
 
    COORDENAÇÃO GERAL DO STRICTO SENSU

Cláudia Maria Valete Rosalino
Médica Otorrinolaringologista
Mestrado em Otorrinolaringologia - UFRJ
Doutorado em Saúde Pública - ENSP/Fiocruz
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9968866895749626