Diretora Valdiléa Veloso expressa sentimento da Comunidade INI pelo falecimento da coordenadora de educação comunitária para população trans do projeto ImPrEP, Alessandra Makkeda. O sepultamento será nesta terça-feira, dia 17 de maio, às 10h30, no Cemitério Ricardo de Albuquerque (Estrada Marechal Alencastro, 1743 - Ricardo de Albuquerque).
É com profundo pesar e consternação que informo o falecimento de Alessandra Ramos Makkeda, coordenadora de educação comunitária para a população trans do ImPrEP e grande parceira do INI na tarde deste domingo (15/05).
Alessandra tornou-se uma referência em seus mais de 20 anos como ativista em prol dos direitos humanos nas mais variadas frentes. Além de presidir o Instituto Transformar Shélida Ayana, também contribuía ativamente com diversas iniciativas dos movimentos LGBTQIA+, da luta pela igualdade racial e da inclusão da comunidade surda. Seu intenso trabalho como ativista dos direitos humanos ganhou respeito e projeção, dentro e fora do país, com a participação em comitês nacionais e internacionais.
A atuação de Alessandra será sempre exemplo e inspiração para o nosso trabalho em favor dos grupos mais vulnerabilizados e para o aprimoramento e defesa de um SUS cada vez mais inclusivo e solidário.
O sepultamento será amanhã, dia 17 de maio, às 10h30, no Cemitério Ricardo de Albuquerque (Estrada Marechal Alencastro, 1743 - Ricardo de Albuquerque).
Valdiléa Veloso
Diretora
Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz)

