O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) vai receber alunas das escolas públicas do estado do Rio de Janeiro nesta quarta e quinta-feira (08 e 09/02) para mostrar o trabalho desenvolvido no Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids (LapClin Aids) e conversar sobre saúde, ciência e cidadania. A atividade faz parte da programação do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, que o Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência está promovendo de 08 a 10 de fevereiro, através do evento Imersão no Verão.
As alunas serão recebidas pelas pesquisadoras do LapClin Aids no auditório do Pavilhão de Ensino e na sala da Rede Rute, localizadas no prédio da Direção. Na ocasião, serão apresentadas as pesquisas e as atividades rotineiras do laboratório, bem como serão debatidos temas sobre saúde da população trans e de prevenção às ISTs. A diretora do INI, Valdiléa Veloso fará abertura e falará sobre a missão da Fiocruz. A chefe do LapClin Aids e presidente eleita do International Aids Society (IAS) - para o mandato de 2024-2026 -, Beatriz Grinsztejn, vai apresentar para as alunas a história do laboratório e o desenvolvimento da pesquisa clínica em HIV no Brasil. Na sequência, as pesquisadoras Sandra Wagner e Brenda Hoagland falam sobre os trabalhos e as pesquisas desenvolvidas pelo LapClin Aids. As atividades do primeiro dia, se encerram com um Bate Papo.
No segundo dia (09/02), as apresentações prosseguem tendo como temas: A saúde das pessoas trans; Os desafios das desigualdades e as barreiras no acesso a uma saúde integral; Prevenção do HIV e outras IST; Apresentação do Conectad@s; e Sexualidade é só sobre IST. A programação do segundo dia, inclui ainda almoço e lanche com as estudantes.
Confira, abaixo, a programação do INI no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.
Quarta-feira (08/02):
14h – 15h: Apresentação do INI e do Lapclin-Aids
- Valdiléa Veloso: Qual a missão do INI/Fiocruz?;
- Beatriz Grinsztejn: A história do Lapclin Aids e o desenvolvimento de pesquisa clínica em HIV no Brasil;
- Sandra Wagner: Quais os trabalhos em andamento no Lapclin HIV/Aids?
- Brenda Hoagland: O trabalho do Lapclin Aids na prevenção do HIV e de outras IST;
- Dúvidas e discussão.
15h – 16h: Bate Papo sem Tabu
- Roda de conversa sobre conhecimentos relacionados à saúde sexual e formas de prevenção para além das relações cis-heteronormativas
Quinta-feira (09/02):
9h – 10h: Saúde de pessoas trans
- Atividade de apresentação do trabalho de assistência e pesquisa conduzidos no INI específicos para pessoas travestis e trans;
10h – 11h: Os desafios das desigualdades e as barreiras no acesso a uma saúde integral
- Atividade para discutir o conceito das desigualdades em saúde e suas interfaces com o sistema de saúde, apresentando o trabalho desenvolvido no INI relacionado ao tema;
11h30 – 13h30: Almoço e apresentação da área externa do Centro Hospitalar do INI;
14h – 15h: Prevenção do HIV e outras IST;
14h – 14h30: Apresentação do Conectad@s;
14h30 – 15h: Sexualidade é só sobre IST?;
15h – 16h: Lanche e roda de conversa de encerramento.
Mulheres e Meninas na Ciência na Fiocruz
Durante os três dias, as atividades ocorrerão das 9h às 16h, em todas as unidades técnico-científicas da Fundação no Rio de Janeiro. O encerramento será realizado no dia 10 (sexta-feira), às 9h, com uma grande roda de conversas entre alunas e pesquisadoras para um bate-papo e trocas de experiências. Transmitido pelo canal do YouTube da VideoSaúde [1], o evento terá a participação de pesquisadoras da Fiocruz de todo o país.
Confira a programação completa na página da Comunicação Interna da Fiocruz [2].
Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
Aprovado pela Assembleia das Nações Unidas em 22 de dezembro de 2015, o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência [3] é celebrado a cada ano em 11 de fevereiro. A iniciativa é liderada pela Unesco e pela ONU Mulheres que, em colaboração com instituições e parceiros da sociedade civil, visam destacar e fortalecer o papel fundamental desempenhado por mulheres e meninas nas comunidades da ciência e tecnologia. Na Fiocruz, a data é comemorada desde 2019.
* Com informações da Agência Fiocruz de Notícias

