A infectologista Clarisse Bressan teve sua pesquisa “Desafios do diagnóstico de doença febril aguda em um centro nacional de doenças infecciosas no Rio de Janeiro: experiência de 16 anos de vigilância sindrômica [1]" aceita e publicada na edição da revista científica PLOS Neglected Tropical Diseases.
Clarisse integra a equipe de pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas (DFA) do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).
A pesquisadora conta que o seu artigo analisa os primeiros 16 anos de funcionamento do ambulatório de Doenças Febris Agudas, quais são as principais doenças diagnosticadas e quais são as dificuldades na investigação diagnóstica desse tipo de doença em um país como o Brasil.
O artigo conclui que muitos pacientes não tiveram um diagnóstico etiológico conclusivo. “Uma vez que a classificação sindrômica utilizada para padronização da investigação etiológica e diagnóstico clínico presuntivo apresentou acurácia moderada, faz-se necessária a incorporação de novas tecnologias diagnósticas para melhorar a acurácia diagnóstica e a capacidade de vigilância”
Clarisse explica que a “implementação de novas tecnologias diagnósticas à beira do leito podem auxiliar as decisões médicas e aumentar a janela de oportunidade para se chegar a um diagnóstico mais conclusivo”, afirmou Clarisse.
A pesquisadora revela que em seu levantamento, dengue representou 49% do total de casos de DFA no INI; seguida por chikungunya com 19%; e malária com 13%, numa lista de 11 doenças (veja imagem ao lado).
O artigo tem ainda como co-autores, a pesquisadora chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em DFA, Patricia Brasil, e os pesquisadores e pesquisadoras:
- Maria de Lourdes Benamor Teixeira,
- Maria Isabel Fragoso da Silveira Gouvêa,
- Anielle de Pina-Costa,
- Heloísa Ferreira Pinto Santos,
- Guilherme Amaral Calvet,
- Otilia Lupi,
- Andre Machado Siqueira,
- Rogério Valls-de-Souza,
- Clarissa Valim
Para ler o artigo na íntegra, clique aqui [1].
A revista PLOS Neglected Tropical Diseases dedica-se a pesquisas relacionadas à patologia, epidemiologia, prevenção, tratamento e controle das doenças tropicais negligenciadas (DTNs), bem como políticas e saúde pública relevantes.
