O médico dermatologista e pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Dayvison Freitas, ministrou a palestra “The Story of Sporothrix brasiliensis” (O caso de Sporothrix brasiliensis), no 33º Congresso Anual da Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ECCMID) realizado entre os dias 15 e 18 de abril, em Copenhague, Dinamarca. O Congresso é um dos mais influentes no campo da infecção que reúne mais de treze mil pesquisadores de diferentes países.
Dayvison integra o Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatologia Infecciosa INI/Fiocruz, o pesquisador recebeu o convite em reconhecimento da relevância do trabalho do Instituto nas áreas de Micologia Médica e Dermatologia Infecciosa.
O pesquisador conta que o tema apresentado durante a palestra explora a importância dessa espécie de fungo, responsável pela grande quantidade de casos de esporotricose em humanos, felinos e caninos ocorridos desde 1998, no Rio de Janeiro. Ele explica também como a doença tem se espalhado pelo Brasil e países vizinhos destacando inclusive que “casos já começam a ser diagnosticados fora do continente, com recente relato de um gato doméstico e três pessoas no Reino Unido. ”
O potencial de disseminação e as ocorrências de forma grave da doença mostradas por Dayvison chamaram a atenção da pesquisadora e membro do comitê da OMS sobre Patógenos Fúngicos Prioritários, Ana Alastruey Izquierdo. A pesquisadora convidou Dayvison a fazer a mesma apresentação no Departamento de Micologia do Instituto de Salud Carlos III em Madri, Espanha, para debate com os micologistas locais.

