Published on INI - Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (https://www.ini.fiocruz.br)

Início > INI/Fiocruz recruta voluntários para estudo clínico em pacientes com sequelas da Covid-19

INI/Fiocruz recruta voluntários para estudo clínico em pacientes com sequelas da Covid-19

O INI/Fiocruz recruta voluntários maiores de 18 anos que tenham sido diagnosticados com covid-19 e desenvolveram, no período de 14 à 365 dias, sequelas pós-covid-19, como fadiga, insônia, abuso de álcool, depressão, ansiedade e estresse. O estudo será feito pela pesquisadora Barbara Scangarelli do Laboratório de Pesquisa Clínica de Doenças Febris Aguda (LapClin DFA)e tem como objetivo avaliar a eficácia da prática integrativa mindfulness no tratamento dessas sequelas.

Os participantes do estudo receberão práticas de mindfulness por meio da audição, sendo que 50% dos voluntários receberão o tratamento mindfulness e a outra metade serão o controle, recebendo um acolhimento. É importante ressaltar que os voluntários não devem ter restrições auditivas ou tecnológicas, já que a prática é feita por áudios enviados pelo aplicativo de mensagens Whatsapp. A previsão é que logo o estudo acabe, o grupo controle receberá a intervenção.

Os candidatos interessados em participar desse estudo clínico devem enviar e-mail para mindcov.fiocruz@gmail.com [1]; ou mensagem pelo Whatsapp para o número (21) 97204-0487; para agendar até final de junho em algum dos três centros de saúde abaixo, de acordo com a escolha do candidato:

1 - INI/Fiocruz,

2 - Centro de Saúde Waldyr Franco, em Bangu

3 - Centro de Saúde de Niterói.

Esse estudo clínico tem o potencial de trazer avanços significativos na compreensão do uso da prática integrativa mindfulness no tratamento das sequelas pós-covid-19. Os pesquisadores convidam a comunidade a se envolver nesta pesquisa e ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar de pessoas que enfrentam esses desafios.

Serviço

Estudo Clínico do uso da técnica Mindfulness para pacientes pós-COVID-19

E-mail: mindcov.fiocruz@gmail.com [1]

WhatsApp: (21) 97204-0487, para agendamento. 

Palavra-chave: 
mindfulness [2]
meditação [3]
covid longa [4]
covid-19 [5]
estudo [6]
Crédito: 
Karina Burini | Ed. Alexandre Magno
Galeria de imagens: 
Imagem representando um homem sentado no chão, com as pernas cruzadas em posição de meditação
Chamada para destaque: 
Será avaliada a prática do mindfulness no tratamento das sequelas pós-covid. Voluntários devem ter mais de 18 anos e apresentar fadiga, insônia entre outros sintomas
Imagem para destaque: 
Data de publicação: 
05/02/2023

Source URL:https://www.ini.fiocruz.br/inifiocruz-recruta-volunt%C3%A1rios-para-estudo-cl%C3%ADnico-em-pacientes-com-sequelas-da-covid-19

Links
[1] mailto:mindcov.fiocruz@gmail.com [2] https://www.ini.fiocruz.br/tags/mindfulness [3] https://www.ini.fiocruz.br/tags/medita%C3%A7%C3%A3o [4] https://www.ini.fiocruz.br/tags/covid-longa [5] https://www.ini.fiocruz.br/tags/covid-19 [6] https://www.ini.fiocruz.br/tags/estudo