O GT Diversidade, Equidade e Inclusão e a direção do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), promoveram evento para celebrar o 25 de Julho - Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, tendo como objetivo reconhecer as lutas e conquistas das mulheres negras no campo da Ciência e da Saúde. O evento ocorreu no auditório de Pavilhão Ensino do instituto, com transmissão ao vivo pelo YouTube, acesse aqui. [1]
A abertura e a coordenação da programação foram feitas pela assessora de Inovação Tecnológica, Mirian Cohen, e também coordenadora do GT Diversidade, Equidade e Inclusão do INI. No início foi feita a leitura da canção Me gritaram Negra [2], escrito por Vitória Santa Cruz, e lida por Rafaella Silva, com a participação da audiência.
Em seguida, foi realizada homenagem as "Mulheres Pretas na Ciência" [3]. Neste momento, personalidades como Alessandra Makeda e Jaqqueliné Goes foram reverenciadas por seus feitos na ciência, literatura científica e militância.
Uma palestra sobre “Eurocentrismo e ciências da saúde: literatura cientifica, perspectivas e desafios contemporâneos” foi realizada pelas palestrantes Andreza Paim, Damiana Rangel, Rafaella Silva e Thaylla Vargas, além de contar com a participação on-line de Juliana Neto e coordenação de Mirian Cohen.
O evento enfatizou a importância de mudar a percepção e estereótipos que cercam as mulheres negras, encorajando-as a ocupar todos os espaços, inclusive na ciência, e quebrando barreiras estruturais de discriminação e exclusão.
Encerrando a programação, a performance musical contagiou a todos. Ao final Mirian ressaltou o clima acolhedor que o evento teve. “Estou muito tocada e feliz com o ambiente acolhedor e alinhado de todos e todas as participantes em propagar amor e felicidade em meio à luta contínua por equidade e igualdade”.
Em nome do GT, Mirian Cohen avaliou que o evento serviu também para refletir o compromisso do INI em promover relações mais equânimes e igualitárias para todas as mulheres.
Veja aqui [4] o ábum completo com as fotos do evento.
Talvez você queira ler também:
INI/Fiocruz homenageia mulheres negras lationamericanas e caribenhas [5]

