Published on INI - Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (https://www.ini.fiocruz.br)

Início > Comissão Interna de Prevenção de Acidente realiza no INI/Fiocruz Semana Interna de Prevenção de Acidentes

Comissão Interna de Prevenção de Acidente realiza no INI/Fiocruz Semana Interna de Prevenção de Acidentes

A Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) do Instituto de Professores Públicos e Particulares (IPPP) realizou na última segunda-feira (31/07), no auditório do Pavilhão de Ensino do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), evento de abertura da primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) para estimular os trabalhadores ao autocuidado e ao cuidado mútuo no ambiente de trabalho.

A abertura foi feita pela presidente e a vice-presidente da CIPA, Bianca Melo e Ana Cláudia Vieira, e contou com a presença da vice-diretora de gestão do INI, Solange Siqueira, além de representantes do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Casa de Oswaldo Cruz (COC) e da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe).

Solange falou sobre a importância do engajamento em assuntos como esse “Fico muito feliz em ver nossa comunidade engajada. É complexo gerir nosso Instituto, precisamos do apoio da CIPA para mitigar esses acidentes e pensar na saúde do trabalhador em geral. ”

A presidente da Cipa falou sobre a importância de eventos como esse para conscientizar os trabalhadores sobre a segurança no trabalho, inclusive com o uso correto dos EPI (equipamentos de proteção individual). “Assim, conseguimos evitar os acidentes de trabalho. Conseguimos trabalhar com qualidade e excelência, preservando a saúde física e psicológica do trabalhador”. Ela destacou que tais medidas evitam prejuízos tanto para as pessoas, quanto para as organizações.

As atividades da SIPAT terminam nesta sexta-feira (04/08). Veja a programação abaixo. Durante o evento estão sendo realizadas palestras com o objetivo de instruir e desenvolver a consciência do trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Acompanhe a programação:

31/07 – Segunda-feira - Abertura da Semana (inscrições encerradas) 

Auditório do Ensino INI/Fiocruz:

08:30 - Credenciamento

09:00 - Abertura da 1ª Sipat IPPP

09:15 - Composição da mesa

09:30 - Saúde e Qualidade de vida (Msc Patrícia Diniz)

10:00 - Coffe Break

10:20 - Gestão da Biossegurança aplicada ao uso dos equipamentos de proteção individual (Msc. Ferndando Costa)

11:30 - Sorteios de brindes

11:45 - Encerramento

 

01 de Agosto - Terça-feira (Atividade Itinerante)

11:00 ÀS 15:00

- Centro Hospitalar INI/Fiocruz

- Biblioteca Fiocruz (próximo a COC)

 

02 de Agosto - Quarta-feira (Atividade Itinerante)

11:00 ÀS 15:00

- Centro Hospitalar do INI/Fiocruz

- Estacionamento do INI/Fiocruz

 

03 de Agosto - Quinta-feira (Atividade Itinerante)

11:00 ÀS 15:00

- Ponto do IOC - Pavilhão Heman Lent 

- Museu da Vida

- Centro Hospitalar INI/Fiocruz (noturno)

- Estacionamento do INI/Fiocruz

 

04 de Agosto – Sexta-feira ( Atividade Itinerante para os CIPEIROS)

12:00 – Almoço de confraternização

14:00 – Visitação a Fiocruz

16:00- Encerramento da 1ª SIPAT - IPPP

Palavra-chave: 
CIPA [1]
SIPAT [2]
IPPP [3]
fiocruz [4]
prevenção de acidentes [5]
autocuidado [6]
trabalho [7]
EPI [8]
Crédito: 
Estagiária: Bárbara Clara | Ed. Alexandre Magno
Galeria de imagens: 
Foto do auditório do INI sentadas ouvindo a palestra da vice-diretora de Gestão do INI, Solange Siqueira, que veste calça e camisas pretas.
Foto com um banner escrito: SIPAT: O futuro só chegará se no presente a segurança você adotar.
Funcionário da Gerencia de Resíduos do INI, Pedro L., explica para as pessoas como deve ser descartado o lixo. Ele veste camiseta branca escrita SIPAT
Foto com varias pessoas posando, em formação paralela.
Chamada para destaque: 
Evento estimula o autocuidado individual e o cuidado mútuo no ambiente de trabalho como forma de eliminar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais
Imagem para destaque: 
Data de publicação: 
08/03/2023

Source URL:https://www.ini.fiocruz.br/comiss%C3%A3o-interna-de-preven%C3%A7%C3%A3o-de-acidente-realiza-no-inifiocruz-semana-interna-de-preven%C3%A7%C3%A3o-de

Links
[1] https://www.ini.fiocruz.br/tags/cipa [2] https://www.ini.fiocruz.br/tags/sipat [3] https://www.ini.fiocruz.br/tags/ippp [4] https://www.ini.fiocruz.br/tags/fiocruz [5] https://www.ini.fiocruz.br/tags/preven%C3%A7%C3%A3o-de-acidentes [6] https://www.ini.fiocruz.br/tags/autocuidado [7] https://www.ini.fiocruz.br/tags/trabalho [8] https://www.ini.fiocruz.br/tags/epi