Na última terça-feira (12/09), o Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUST-INI) do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da IPPP deram início a um evento voltado para a promoção da saúde mental, em consonância com o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. O evento, centrado na reflexão sobre a saúde mental dos trabalhadores, teve sua abertura com uma discussão sobre a importância dessa temática.
A doutora em Saúde Pública e psicóloga da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe), Denize da Silva Nogueira, destacou: "Ele vai se dar conta de que é um assunto que precisa ser discutido não apenas no mês de setembro, mas durante todos os meses do ano. Isso é essencial para considerar o cuidado com a Saúde Mental tanto dos trabalhadores quanto no atendimento diário aos pacientes."
A psicóloga do Centro Hospitalar – INI, Rocicley Amud, enfatizou a necessidade do autocuidado: "A importância da Saúde Mental reside no fato de que nós, trabalhadores, precisamos praticar o autocuidado para que possamos cuidar dos outros. Portanto, não há como ser diferente, mesmo para mantermos nossa saúde mental e continuarmos trabalhando."
Letícia da Silva Rodrigues, psicóloga do trabalho, ressaltou a relevância do evento para os trabalhadores: "Esse ciclo de debates envolve a nossa temática de saúde mental do trabalhador aqui no INI. Isso ocorre nesta instituição de saúde, onde estamos promovendo a conscientização do Setembro Amarelo, um mês dedicado à prevenção do suicídio, e estamos trazendo evidências dessa ação para promover a saúde mental dos trabalhadores."
Sheila R.C. Borges, chefe do Núcleo de Segurança do Paciente do INI, expressou sua satisfação com a iniciativa: "Eventos como esses demonstram o compromisso e a atenção do INI com a saúde mental dos nossos trabalhadores e pacientes em prol de uma assistência cada vez mais segura."
Além das reflexões proporcionadas durante o evento de abertura, os trabalhadores do INI poderão participar de um ciclo de debates organizado pelo NUST-INI, que acontecerá às terças-feiras. Isso reflete a compreensão da importância do autocuidado e da promoção da saúde mental no ambiente de trabalho. As discussões serão realizadas pela equipe do NUST na "tenda de respiro," localizada na parte externa do Centro Hospitalar, um espaço aberto e acessível para dialogar sobre a saúde mental no trabalho.
Para acessar a programação completa, clique aqui [1].

