Published on INI - Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (https://www.ini.fiocruz.br)

Início > Pesquisadores do INI são premiados no 76º Congresso da SBD

Pesquisadores do INI são premiados no 76º Congresso da SBD

Os pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatologia Infecciosa (Lapclin-Derm) do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) marcaram presença no 76º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O laboratório enviou três trabalhos na categoria dissertação e tese, dos quais todos foram aprovados para apresentação oral e dois premiados. O evento foi sediado em Florianópolis (SC) e aconteceu nos dias 07 a 09 de setembro, reunindo diversos especialistas, nacionais e internacionais, para discussão e abordagem da aplicação prática de temas importantes para a saúde na área dermatológica.

A dissertação de mestrado Manifestações Dermatológicas da Covid-19: Correlação Clínico-Laboratorial e Prognóstica em Pacientes Hospitalizados em um Centro de Referência para o Tratamento de Covid-19, do médico dermatologista, Cássio Serafini, levou o primeiro lugar, com a orientação de Dayvison Freitas e Priscila Marques de Macedo, pesquisadores do Lapclin-Derm. Dayvison falou sobre o processo de pesquisa do trabalho premiado “Esse trabalho foi intenso em um momento crítico da pandemia de covid-19, com recrutamento de participantes entre junho e novembro de 2020. Foram incluídos 1000 pacientes examinados por três dermatologistas do projeto, sendo que 139 apresentavam lesões dermatológicas suspeitas de associação com a covid.”, explicou.

O segundo lugar ficou com a dissertação de mestrado Esporotricose em Pacientes Pediátricos: Estudo Retrospectivo em uma Instituição de Referência, 1998 a 2018, da médica pediatra, Renata Cardoso, orientada pelo médico dermatologista e pesquisador do Lapclin-Derm, Dayvison Freitas. O trabalho de Renata, pela Pós-graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), estudou os casos de esporotricose pediátrica do INI. Dayvison falou sobre a importância dos resultados da pesquisa “Este projeto foi uma análise da nossa casuística do INI, de mais de 20 anos de grande experiência acumulada. Sou docente também na Pós-graduação em Medicina Tropical do IOC e essa parceria gerou resultados enriquecedores para profissionais de saúde do Brasil e de outros países que tenham casos de esporotricose. Houve 87,1% de cura dos pacientes estudados, 12,9% de perda de seguimento e não observamos óbitos.", afirmou.

O trabalho de doutorado Esporotricose Grave Tratada com Anfotericina B: 20 Anos Estudo de Coorte em Área Endêmica de Transmissão Zoonótica, da médica dermatologista, Vivian Fichman, com orientação dos pesquisadores do INI, Maria Clara Gutierrez Galhardo e Rodrigo de Almeida Paes, foi selecionado para apresentação oral. Vivian falou sobre a importância do estudo “Houve grande produção de artigos científicos e resultados importantes para avaliação dos pacientes com esporotricose grave. O INI, enquanto instituição de referência para o atendimento e pesquisa da esporotricose, acumula grande expertise no estudo dos casos e do agente causador da doença, Sporothrix brasiliensis. Essa tese traz análises dos casos e do perfil molecular e de sensibilidade aos antifúngicos dos fungos isolados das lesões.", concluiu.

Na categoria investigação, do prêmio Professor Doutor Jorge de Souza, o primeiro lugar ficou com o Ensaio Clínico Multicêntrico, Randomizado, Controlado de Avaliação da Eficácia e Segurança no Tratamento da Leishmaniose Cutânea com Antimoniato de Meglumina por Via Intralesional Versus Sistêmica, do pesquisador do Laboratório de Pesquisa Clínica e Vigilância em Leishmanioses (LaPClin VigiLeish) do INI, Marcelo Lyra.

Crédito: 
Estagiária: Bárbara Clara | Ed. Karina Burini
Galeria de imagens: 
Foto: Pesquisador do INI, Dayvison Freitas em frente ao poster "Esporotricose em Pacientes Pediátricos: Estudo Retrospectivo em uma Instituição de Referência, 1998 a 2018"
Foto: Pesquisador do INI, Dayvison Freitas em frente ao resultado do 1° e 2° lugar do prêmio PROF. Dr. Prof. Bernardo Faria Gontijo Assunção
Chamada para destaque: 
Trabalhos de pesquisadores foram premiados na categoria dissertação e tese durante congresso que ocorreu nos dias 07 a 09 de setembro em Florianópolis (SC)
Imagem para destaque: 
Data de publicação: 
09/22/2023
Peso: 
1

Source URL:https://www.ini.fiocruz.br/pesquisadores-do-ini-s%C3%A3o-premiados-no-76%C2%BA-congresso-da-sbd