O Canal Futura, em parceria com o Ministério da Saúde, lança um documentário que destaca os avanços e desafios enfrentados na luta contra o HIV/aids no Brasil ao longo dos últimos 40 anos. A produção, que conta com depoimentos de especialistas, pesquisadores e pessoas diretamente impactadas pela epidemia, visa conscientizar a população e promover uma discussão aprofundada sobre a temática.
Uma das vozes destacadas no documentário é a da pesquisadora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) Beatriz Grinsztejn - Chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST e HIV/Aids (LapClin Aids) e presidente eleita do IAS para o mandato 2024-2026 - que ressalta a importância de abordar o estigma e a discriminação como pontos críticos na evolução da epidemia no Brasil. Segundo Grinsztejn, mesmo com todos os avanços médicos e científicos, as barreiras sociais ainda são um obstáculo significativo, diminuindo o acesso aos serviços de saúde e impedindo que todos possam usufruir plenamente dos recursos disponíveis.
Durante o documentário é abordado não apenas os avanços significativos no tratamento e prevenção do HIV/aids, mas também os desafios persistentes, especialmente no que diz respeito ao estigma e à discriminação enfrentados por populações mais vulneráveis.
O documentário também traz relatos impactantes de pessoas que vivem com HIV/aids, evidenciando a realidade enfrentada por esses indivíduos, ressaltando a necessidade de combater o preconceito e promover a conscientização e o entendimento público sobre o HIV/aids, incentivando a quebra de estigmas e a busca por igualdade no acesso aos serviços de saúde.
Clique aqui [1] para assistir o documentário.
