O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) realiza na próxima segunda-feira (26/02) oficina para atualização em dengue, voltada para profissionais de saúde. O evento será on-line com início às 8h e término às 17h, com transmissão ao vivo pelo perfil oficial do INI no Youtube, por meio do link https://bit.ly/42PEaEC [1]
A oficina é coordenada pela chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas (LDFA), Patrícia Brasil; e conta com a organização da chefe da Vigilância em Saúde do INI, Mayumi Wakimoto e da pesquisadora do LDFA e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Anielle Pina.
A programação inclui pesquisadores do INI e das universidades federais: Fluminense (UFF); do Rio de Janeiro (UFRJ); e de Juiz de Fora (UFJF). Veja os temas e os participantes na programação abaixo. Para participar, não é necessária inscrição prévia.
PROGRAMAÇÃO
Segunda feira, 26 de fevereiro
08:00 – Abertura – Dra. Patrícia Brasil (INI/Fiocruz)
08:10 – Epidemiologia da infecção pelo vírus dengue, histórico e cenário atual. – Dr. Ezequias Martins (INI/Fiocruz, UFF)
08:50 – A relevância da triagem na porta de entrada – Dr. Túlio Mendes (UFJF)
09:30 – Preparo dos serviços de saúde – Dr. Pablo Quesado (INI/Fiocruz)
10:00 – Diagnóstico clinico e laboratorial e classificação de risco – Dra. Clarisse Bressan (INI/Fiocruz)
11:00 – Abordagem clínica – adultos e idosos – Dra. Otília Lupi (INI/Fiocruz)
12:00 – Cuidados de enfermagem em pacientes com Dengue. – MsC Michele Borges (INI/Fiocruz)
13:00 – Almoço
14:00 – Dengue na unidade intensiva, como abordar? – Dr. André Japiassú (INI/Fiocruz)
15:00 – Abordagem clínica de dengue em crianças – Dra. Cristina Hofer (UFRJ)
16:00 – Perspectivas, vacinas e novas tecnologias – Dr. André Siqueira (INI/Fiocruz)
17:00 – Término
Coordenação: Dra. Patrícia Brasil, chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas (LDFA) do INI/Fiocruz.
Organização: Dra. Mayumi Wakimoto, chefe do Serviço de Vigilância em Saúde do INI/Fiocruz; e Dra. Anielle Pina, pesquisadora do LDFA do INI/Fiocruz e professora da UFF.

