O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) recebeu Moção de Louvor e Aplausos Nº 1316/2024, da Câmara Municipal de Niterói, proposta pela vereadora Benny Briolly (PSOL), em comemoração ao mês do orgulho LGBTQIAP+.
O Instituto, por meio do seu Laboratório de Pesquisa Clínica em IST, HIV/Aids (LapClin Aids), mantêm uma equipe de educadores comunitários, que tem desempenhado papel crucial na construção e na promoção da equidade e da dignidade, especialmente junto às populações vulnerabilizadas.
A moção atesta a relevância fundamental da atuação da equipe na luta contra as desigualdades, na promoção da inclusão social e no combate à LGBTQIAPN+fobia. A vereadora Benny Briolly é uma figura de destaque na defesa dos direitos humanos e da diversidade e a moção proposta por ela é um testemunho do impacto significativo que o trabalho da equipe de Educação Comunitária tem tido.
A equipe de Educação Comunitária do INI foi representada na solenidade pelas educadoras Laylla Monteiro e Carolina Ribeiro, no dia 12 de junho de 2024.
"Em uma sociedade ainda marcada pela intolerância e pelo ódio, o reconhecimento do trabalho educativo e de conscientização realizado pela Educação Comunitária do INI é crucial para a promoção de um ambiente mais acolhedor e respeitoso e uma sociedade mais igualitária e inclusiva para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual, identidade de gênero ou expressão", afirmou Laylla. A educadora destacou ainda que o trabalho realizado reafirma o compromisso do INI com a justiça social e a dignidade humana.


