Os educadores e educadoras comunitários do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) apresentaram trabalho na edição deste ano do Concurso-Festival Fazendo Arte com Prevenção [1], promovido pela Universidade de São Paulo (USP). E
Os educadores Laylla Monteiro e Toni Araújo levaram o trabalho intitulado Bandeira reconstruída - uma bandeira gigante de tecido com as cores que representam o movimento das pessoas transexuais. O trabalho recebeu o prêmio Destaque, do concurso.
Laylla explica que o trabalho apresentado reflete a luta da comunidade “um poderoso símbolo de resistência e união, carregando as cores e histórias da nossa comunidade. Cada detalhe reflete as lutas e conquistas que nos moldam”.
Além da bandeira, os educadores comunitários, apresentaram também o vídeo Cozinhando com PrePina Blue [2], personagem que usa o humor e a descontração para falar sobre prevenção ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). O vídeo faz parte de uma série que teve lançamento global em julho deste ano durante a 25º Conferência Mundial de Aids, em Munique, Alemanha.
O Concurso-Festival Fazendo Arte com Prevenção é parte do projeto Embaixadoras/es/is da Prevenção: a perspectiva de jovens sobre sexualidade e prevenção. O evento é realizado na cidade de São Paulo pela USP - com apoio da Pró-Reitoria de Graduação, dos programas municipal e estadual de prevenção às IST e Aids da cidade e do estado de São Paulo -; e conta com a parceria da University of Southern California (UCS/LA).
A iniciativa tem supervisão dos professores Vera Paiva e Luiz Galeão e busca promover a conscientização sobre a prevenção das IST, incluindo o HIV/aids, por meio da arte. Este ano o Festival aconteceu na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP) no dia 04 de dezembro.






