Published on INI - Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (https://www.ini.fiocruz.br)

Início > INI/Fiocruz reafirma visibilidade da população trans na ‘Oficina Transcrições’

INI/Fiocruz reafirma visibilidade da população trans na ‘Oficina Transcrições’

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) promoveu, na última sexta-feira (31/01), a primeira atividade em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans deste ano (2025). A Oficina Transcrições, realizada pela equipe de Educação Comunitária do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST, HIV/Aids (LapClin Aids) do Instituto, contou com apresentações artísticas, aula sobre a arte no contexto das vivências trans e lançamento do novo episódio da série Cozinhando com PrEPina Blue.

O evento também foi uma oportunidade para mostrar a obra de arte premiada  [1]Bandeira reconstruída [1], premiada em 2024 no Concurso-Festival Fazendo Arte com Prevenção, promovido pela Universidade de São Paulo (USP). O trabalho reflete a luta da comunidade trans e a resistência e a união, carregando as cores e histórias das pessoas trans. O trabalho foi executado pelos educadores comunitários do INI. A obra gigantesca foi exposta na lateral do prédio do Ensino, durante a Oficina Transcrições.

Além da programação, também aconteceram quatro homenagens surpresas para as pesquisadoras que abrem espaço para a visibilidade da população trans dentro do Instituto e promovem o protagonismo dessas pessoas. As homenageadas foram a pesquisadora e diretora do INI, Valdiléia Veloso; a pesquisadora e chefe do LapClin Aids, Beatriz Grinsztejn; a pesquisadora do LapClin e coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP do INI), Sandra Wagner; e a pesquisadora do LapClin Aids, Emilia Jalil.

Valdiléa falou da importância do evento para marcar a data. “Organizado por elas, este evento é para elas e para todos nós. É a visibilidade trans, mas também é a visibilidade do que é feito aqui no INI juntamente com a comunidade trans, o que nos dá orgulho e nos ensina muito. É um ensinamento essencial para que possamos atender melhor às necessidades da população brasileira”, ressaltou.

O coletivo Transcrições, que completará 10 anos em maio, promove regularmente eventos que combinam atividades lúdicas, culturais, educativas e de acolhimento que buscam promover o acesso à saúde e aos direitos da população trans.

Para a educadora comunitária do LapClin Aids Laylla Monteiro, organizar um evento como esse é uma oportunidade de ocupar espaços e mostrar a potência da comunidade trans. “É entender que esse espaço é democrático, onde se fala dos nossos corpos com a nossa participação e presença. É esse reconhecimento que o INI, dentro da Fundação Oswaldo Cruz, está agregando e fortalecendo a nossa pauta, porque é um evento de visibilidade pensado por nós”, conclui.

No dia 07 de fevereiro, o INI realiza mais um evento para marcar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, em parceria com o Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans), no auditório do Museu da Vida no campus da Fiocruz, em Manguinhos no Rio de Janeiro, a partir das 8h30, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Na ocasião, serão apresentados os resultados da pesquisa Travestilidades Negras e dos projetos HPTN 091 e Brilhar e Transcender (BeT).

Palavra-chave: 
travestis [2]
população trans [3]
comunidade trans [4]
Lapclin Aids [5]
Coletivo Transcrições [6]
visibilidade trans [7]
INI/Fiocruz [8]
fiocruz [9]
Crédito: 
Julliana Reis | Ed. Alexandre Magno
Galeria de imagens: 
Foto com quatro mulheres trans, durante o evento no INI de celebração do Dia Nacional de Visibilidade Trans. A primeira mede cerca de 1,75; vestido preto, cabelos castanhos, compridos abaixo dos ombros, a segunda tem 172 cm, veste um vestido branco e tem cabelos pretos e presos por um coque no alto da cabeça; a terceira, tem cerca de 176 cm, tem cabelos castanho-escuro, na altura dos ombros, ela veste um vestido longo branco; a quarta mulher tem 172 cm, tem cabelos negros na altura do ombros, veste macacão
Diretora do INI, Dra. Valdiléa Veloso, recebe homenagem das mãos de Biancka Fernandes, durante a Oficina Transcrições.
Chefe do LapClin Aids, Dra. Beatriz Grinsztejn, recebe homenagem da mãos da educadora comunitária, Laylla Monteiro.
Foto da obra Bandeira reconstruída, trabalho premiado em 2024 no Concurso-Festival Fazendo Arte com Prevenção, promovido pela Universidade de São Paulo (USP). A trabalho gigantesco foi exposto na lateral do prédio do Ensino, durante a Oficina Transcrições.
A pesquisadora e chefe do CEP do INI, Dra. Sandra Wagner, recebe homenagem das mãos da Carolina Ribeiro.
A pesquisadora do LapClin Aids, Dra. Emilia Jalil, recebe homenagem das mãos da educadora comunitária Taylla Vargas.
Foto da artista Negrynni Venture, vestida com roupas coloridas vermelha e amarela, dublando a música: Where have you been, Rihanna.
A artista Vitoria Françoise encerra as apresentações artísticas na Oficina Transcrições.
Apresentação da artista Alessandra Salazary, durante Oficina Transcrições.
O arte educador, Arthur Chaves, fala sobre a arte que expressa a vivência trans.
O educador comunitário, Toni Araújo, dá vida ao personagem 'PrEPina Blue' durante lançamento do novo episódio da série, durante Oficina Transcrições.
Vitória Françoise, Dra. Beatriz Grinstejn, Laylla Monteir, Dra. Valdiléa Veloso, Arthur Chaves, Taylla Vargas, Dra. Emília Jalil, Josias Freitas, Dra. Sandra Wagner, Carol Ribeiro, Dr. Thiago Torres, Alessandra Salazary e Dra. Mayara Secco.
PrEPina Blue com parte das participantes e organizadoras da Oficina Transcrições.
Links internos: 
Dia Nacional da Visibilidade Trans [10]
Educação Comunitária do INI é premiada na USP [1]
INI promove atividades em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans [11]
Chamada para destaque: 
Primeiro evento em celebração ao Dia Nacional de Visibilidade Trans teve atividades artísticas e educativas, homenagens e muita inclusão e participação
Imagem para destaque: 
Bandeira reprentando a visibilidade trans nas cores pastel: azul, rosa e branco. A bandeira está pendurada numa janela do prédio do Ensino do INI e cobre toda a parede, tendo uma altura aproxiamda de 4 metros.
Data de publicação: 
02/03/2025

Source URL:https://www.ini.fiocruz.br/inifiocruz-reafirma-visibilidade-da-popula%C3%A7%C3%A3o-trans-na-%E2%80%98oficina-transcri%C3%A7%C3%B5es%E2%80%99

Links
[1] https://bit.ly/4jKTLwY [2] https://www.ini.fiocruz.br/tags/travestis [3] https://www.ini.fiocruz.br/tags/popula%C3%A7%C3%A3o-trans [4] https://www.ini.fiocruz.br/tags/comunidade-trans [5] https://www.ini.fiocruz.br/tags/lapclin-aids [6] https://www.ini.fiocruz.br/tags/coletivo-transcri%C3%A7%C3%B5es [7] https://www.ini.fiocruz.br/tags/visibilidade-trans [8] https://www.ini.fiocruz.br/tags/inifiocruz [9] https://www.ini.fiocruz.br/tags/fiocruz [10] https://bit.ly/42wk5ow [11] https://bit.ly/4haoQsk