Published on INI - Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (https://www.ini.fiocruz.br)

Início > Bodo Wanke recebe homenagem póstuma na Academia Nacional de Medicina

Bodo Wanke recebe homenagem póstuma na Academia Nacional de Medicina

Bodo Wanke, fundador do Laboratório de Micologia do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), recebeu homenagem póstuma na Academia Nacional de Medicina (ANM). Em solenidade conduzida por Francisco Sampaio, presidente da ANM, a pesquisadora Marcia Lazera, viúva de Wanke, e sua filha Bruna, receberam o Título Honorário Nacional (in memoriam) do acadêmico Claudio Tadeu, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz. Bodo Wanke foi eleito em 30 de abril de 2020 e faleceu no dia 22 de julho de 2021, devido a complicações provocadas pela Covid-19. A solenidade foi realizada no dia 13 de outubro, na sede da Academia.

Após agradecer a indicação para realizar a saudação, o acadêmico Claudio Tadeu destacou a importância da trajetória de Bodo Wanke para a micologia, no país e no exterior. “Atuou fortemente na pós-graduação em medicina tropical e na pesquisa clínica”, explicou Claudio, relatando em seguida a trajetória do pesquisador e sua dedicação ao ensino da micologia médica. “Será sempre lembrado por sua excelência como pesquisador e professor, especialmente por sua grandeza, generosidade, retidão e modéstia, e o afeto que tinha pelas pessoas. Ele me inspirou e continuará a nos inspirar a sermos melhores a cada dia", concluiu.

“Em nome de Bodo Wanke, meu esposo e companheiro de vida, em nome dos nossos filhos e nossas famílias, agradeço à Academia Nacional de Medicina pelo reconhecimento de seu legado (...). A Bodo toda a saudade e todo o orgulho de ter cumprido a sua missão aqui”, declarou emocionada a viúva, Marcia Lazera, ao receber o diploma.

Bodo Wanke

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bodo Wanke possuia mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias, também pela UFRJ. O foco principal de seu trabalho de pesquisa estava nas micoses sistêmicas (Paracoccidioidomicose, Histoplasmose, Coccidioidomicose e Criptococose) e oportunísticas (Candidíase, Aspergiloses, Mucormicose, Hialohifomicose e Feohifomicose oportunística) e seus respectivos agentes.

Wanke foi Pesquisador Titular do INI/Fiocruz, Pesquisador Emérito da Fiocruz e Coordenador do Laboratório de Referência Nacional para Micoses Sistêmicas (CGLAB/SVS/MS) e dirigiu o INI entre 1994 e 1997. O cientista também era membro honorário da Sociedade Internacional de Micologia Humana e Animal (International Society for Human and Animal Micology – ISHAM [1]).

Saiba mais sobre a trajetória de Bodo Wanke na matéria sobre sua nomeação como Pesquisador Emérito da Fundação Oswaldo Cruz [2].

Palavra-chave: 
Bodo Wanke [3]
Crédito: 
Texto: Juana Portugal / Fotos e gravação: Academia Nacional de Medicina
Galeria de imagens: 
Chamada para destaque: 
A pesquisadora Marcia Lazera, viúva de Wanke, e sua filha Bruna, receberam o diploma das mãos do acadêmico Claudio Tadeu, do Instituto Oswaldo Cruz  
Imagem para destaque: 
Data de publicação: 
10/27/2022
Peso: 
2

Source URL:https://www.ini.fiocruz.br/bodo-wanke-recebe-homenagem-p%C3%B3stuma-na%C2%A0academia-nacional-de-medicina

Links
[1] https://www.isham.org/ [2] https://www.ini.fiocruz.br/bodo-wanke-recebe-t%C3%ADtulo-de-pesquisador-em%C3%A9rito-da-fiocruz [3] https://www.ini.fiocruz.br/tags/bodo-wanke