• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

07/06/2024

32ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) do INI/Fiocruz tem 22 projetos apresentados


Estagiária: Bárbara Clara| Ed.: Alexandre Magno

A 32ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) aconteceu entre os dias 22 e 24 de maio. Evento contou com a participação de 22 projetos – 3 sobre esporotricose, 5 sobre leishmaniose, 2 sobre doença de Chagas, 3 sobre covid-19, 3 sobre HIV/Aids, 1 sobre tuberculose, 1 sobre hepatite C e 4 sobre temas variados na área de Infectologia.

A diretora do Instituto, Valdiléa Veloso, e a vice-diretora de Pesquisa, Rosely Zancopé, deram as boas-vindas aos presentes. Rosely falou sobre o objetivo do evento de apresentação e discussão dos trabalhos realizados pelos estudantes do INI e também sobre a importância da interação que a RAIC proporciona entre alunos e outros profissionais de saúde “A RAIC propicia não só aos estudantes uma visão mais abrangente de todas as temáticas que podem ser desenvolvidas, como também a nós, orientadores, que também aprendemos com esses novos projetos. A interação é espetacular e ajuda muito no crescimento e na evolução desses estudantes dentro da nossa unidade. ”, afirmou.

Após a abertura do evento, o pesquisador e chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatologia Infecciosa (Lapclin-Derm) do INI/Fiocruz, Dayvison Freitas, realizou a palestra de abertura Da iniciação científica à carreira de pesquisador: Fazendo da ciência parte de sua vida. Dayvison conversou com os alunos presentes e apresentou possibilidades de caminhos que podem ser seguidos após a formação, ele também falou sobre a importância de aprender a balancear vida profissional e pessoal “Superamos muitos desafios, mas, além dos percalços do dia a dia na ciência, também encontramos caminhos favoráveis, sucesso nos resultados e, principalmente, a busca pela integração da vida acadêmica com a vida pessoal. É importante que ambas caminhem em harmonia, sem que uma domine a outra. Além disso, a vida na ciência também deve proporcionar a construção de amizades e convívio enriquecedor no dia a dia.”

Veja a programação completa aqui.

Para outras informações sobre a 32ª RAIC no INI, clique aqui.

  • Diretora do INI/Fiocruz, Valdiléa Veloso, realiza abertura do evento.
  • Vice-diretora de Pesquisa, Rosely Zancopé, realiza abertura do evento.
  • Pesquisador e chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatologia Infecciosa (Lapclin-Derm) do INI/Fiocruz, Dayvison Freitas, realiza palestra de abertura.
  • Aluna do INI realizando apresentação de seu trabalho.
  • Participantes do evento
  • Participantes do evento

Voltar ao topoVoltar