Desde a sua criação, em 1918, o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas foi idealizado com o objetivo de desenvolver pesquisa em seres humanos, na área de doenças infecciosas. Os estudos realizados no INI têm como objetivo analisar aspectos epidemiológicos, diagnósticos e evolutivos das diversas doenças à que se dedicam os pesquisadores, além de avaliar intervenções profiláticas e terapêuticas para as mesmas.
No campo da infectologia, as principais áreas de atuação do INI são a infecção pelo HIV e as doenças sexualmente transmissíveis, leishmanioses, doença de Chagas, tuberculose, micoses sistêmicas, HTLV, toxoplasmose, dengue/doenças febris agudas, dermatozoonoses, vigilância epidemiológica, medicina do viajante e imunizações em situações especiais.
O cuidado à saúde é intrínseco à prática de pesquisa clínica, portanto o INI é estruturado de forma a permitir que estudos em seres humanos e animais sejam realizados com qualidade, garantindo a segurança dos sujeitos de pesquisa e permitindo a geração de resultados confiáveis e fidedignos. Para tal, a instituição é composta por uma unidade de internação, incluindo leitos de terapia intensiva, hospital-dia, farmácia, unidade ambulatorial, laboratório de análises clínicas, de anatomia patológica e unidade de diagnóstico por imagem, além de serviços de suporte como arquivo, manutenção, secretaria, recepção, etc.
A equipe profissional é multidisciplinar, composta por médicos de diversas especialidades (infectologistas, intensivistas, cardiologistas, neurologistas, veterinários, entre outros), epidemiologistas, estatísticos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde. Essa estrutura é usada pelos diversos Laboratórios de Pesquisa dedicados a pesquisa e ao ensino das diferentes doenças infecciosas, que desenvolvem suas singulares linhas de pesquisa.
O Instituto participa de diversos projetos com cooperação nacional e internacional, que envolvem pesquisa nas áreas específicas de atuação. O INI é centro da Rede Nacional de Pesquisa Clínica, de duas redes financiadas pelo governo norte-americano voltadas para estudos de tratamento e prevenção da infecção pelo HIV (Aids Clinical Trials Group (ACTG)/NIAID/NIH; HIV Prevention Trials Network (HPTN)/NIAID/NIH), além de desenvolver projetos em colaboração com a agência francesa de AIDS (ANRS) e hepatites virais e com a agência governamental canadense (NICHD).
(Última atualização: 08/04/2014)
A Grande Área de pesquisa em que o Laboratório de Pesquisa em Economia das Organizações de Saúde atua é a da Avaliação em Saúde.