• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

06/09/2018

54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical bate recorde de público


Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal

O 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical foi encerrando comemorando o número recorde de participantes contando mais de 4.700 inscritos e 3.600 trabalhos apresentados em sessões orais ou pôsteres. Durante quatro dias de intenso trabalho a cidade de Recife recebeu a comunidade científica nacional e internacional para debater as mais variadas questões acerca das doenças transmissíveis e seu enfrentamento. A solenidade de encerramento do MedTrop 2018 foi conduzida por Sinval Pinto Brandão Filho, presidente do Congresso e diretor do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco).

"Essa edição do MedTrop foi mais do que especial, porque abrigamos em nossos espaços outros quatro grandes eventos satélites: o ChagasLeish 2018, o Entomol 7, a XV Reunião Nacional de Pesquisa em Malária e o Workshop da Rede-TB, promovendo assim uma ampla programação científica sobre temas relevantes para a nossa sociedade. Estamos muito satisfeitos com tudo que alcançamos nesse congresso e por termos recebido pesquisadores, alunos, gestores e profissionais de saúde de todos os estados brasileiros, principalmente da região Nordeste, além de representantes internacionais de 13 países", destacou Sinval.

O presidente do MedTrop anunciou a edição 2019 do congresso, que em sua 55ª edição acontecerá na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, no mês de agosto, junto com as reuniões do ChagasLeish e da Sociedade Brasileira de Parasitologia. "Nove anos após a última edição do evento em Pernambuco, em 2009, e pela terceira vez ao longo de seis décadas de atuação da SBMT, só podemos a agradecer a todos vocês pelo sucesso alcançado nessa jornada. E que venha 2019!", concluiu.

O MedTrop 2018 foi encerrado com uma homenagem a Sinval Pinto Brandão Filho, que recebeu uma homenagem das mãos de Jackson Santana, o artista plástico pernambucano portador de autismo responsável pela concepção artística da marca do evento. A obra mostra uma sombrinha de frevo, celebrando o ícone emblemático da cultura pernambucana, incorporando elementos que remetem à proteção, ao clima e à interação humana, em alusão à Medicina Tropical.

Fotos: Antonio Fuchs

Voltar ao topoVoltar