• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

16/10/2023

Ambulatório de Voz do INI presente nos 31° e 12° Congressos Brasileiros de Fonoaudiologia


Estagiária: Bárbara Clara| Ed. Alexandre Magno

Os pesquisadores João Lopes e Ananda Dutra, do Ambulatório de Voz Trans do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) participaram dos 31° e 12° Congressos Brasileiros de Fonoaudiologia, realizado entre os dias 03 e 06 de outubro, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O convite foi feito pela Comunidade Científica de Fonoaudiologia para apresentação do projeto Confirmação Vocal de Pessoas Trans e Travestis no SUS: uma questão de cidadania.

O projeto tem como objetivo adequar a voz do paciente atendido à sua identidade de gênero, elevando sua autoestima e trazendo segurança em sua comunicação com o público, tendo, efetivamente, uma voz que os identifique fisicamente e emocionalmente. O pesquisador do projeto, João Lopes, falou sobre a importância da realização da iniciativa “Isso vai facilitar a entrada desses homens, mulheres trans e travestis no mercado de emprego e também facilitar o seu meio social, principalmente relacionado ao afeto familiar e social. ”, afirmou.

Os 31° e 12° Congressos Brasileiros de Fonoaudiologia apresentaram como tema do evento esse ano Fonoaudiologia Sem Fronteiras, que trouxe para debate o avanço em relação aos níveis de excelência na formação, pesquisa e prática profissional na área.

O Ambulatório de Voz Trans do INI/Fiocruz, criado em 2021, já realizou cerca de 378 atendimentos e realiza o acolhimento à população trans e travesti, favorecendo o mercado de emprego e promovendo a humanização e cidadania a esse grupo.

Voltar ao topoVoltar