• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

05/03/2020

Aula inaugural sobre o novo coronavírus dá início ao ano letivo 2020


Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal / Fotos: Antonio Fuchs

Os Programas de Pós-Graduação Stricto e Lato sensu do INI/Fiocruz deram início ao ano letivo 2020, no dia 02 de março, com a aula inaugural que teve como tema COVID19 – Riscos e desafios de uma virose emergente, ministrada por Estevão Portela Nunes, Vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. A mesa de abertura, presidida pela diretora do INI, Valdiléa Veloso, contou com as presenças da Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado, da Coordenadora Geral de Pós-Graduação da Fiocruz, Maria Cristina Guilam, e do Vice-diretor de Ensino do INI, Mauro Brandão.

Durante sua fala Valdiléa destacou que o Instituto conduz o ensino de forma integrada com as atividades de pesquisa e a assistência. “Vocês alunos devem se programar com os orientadores para tirar o maior proveito possível durante o tempo em que estiverem aqui. Explorem os nossos laboratórios e os ambulatórios e conheçam as diversas linhas de pesquisa que temos. Certamente vai contribuir, ainda mais, para a formação profissional de cada um”, ressaltou. Em seguida, a diretora apresentou novas das iniciativas previstas para 2020 como o INI de portas abertas, evento que tem a finalidade trazer a comunidade para conhecer as atividades do Instituto. “Também desejamos aumentar o número de alunos. Este ano contamos com estudantes do Mercosul e da África no mestrado e doutorado, e queremos ampliar ainda mais as colaborações internacionais, principalmente nos campos de pesquisa e ensino” concluiu.

A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado, lembrou que a Fiocruz está completando 120 anos em 2020 e que o INI é uma das unidades mais antigas da Fundação, com mais de 100 anos. “O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas expressa o que é esse conjunto de ações que a Fiocruz desenvolve, fazendo uma pesquisa de alta qualidade e pensando a formação profissional para o SUS, além de colaborar constantemente na formulação de políticas e na disseminação de boas práticas em saúde”, salientou.

A Coordenadora Geral de Pós-Graduação da Fiocruz, Maria Cristina Guilam, destacou que ao abordar o novo coronavírus, a aula inaugural trazia um tema extremamente oportuno. Para Guilham, a apresentação evidencia o papel do serviço público em identificar respostas rápidas para as emergências em Saúde Pública que acontecem pelo mundo e que chegam ao Brasil.

O Vice-diretor de Serviços Clínicos do INI, Estevão Portela Nunes, abordou os aspectos clínicos do novo coronavírus pontuando a sua apresentação com trechos da obra A Peste, de Albert Camus. Durante a aula o médico infectologista falou sobre os coronavírus e o surgimento do Covid-19, enfatizou a importância da vacinação e da higiene constante das mãos na prevenção, explicou os sintomas da doença, abordagens terapêuticas e destacou o fortalecimento do SUS e os investimentos em saúde como as melhores formas para evitar novas epidemias. Confira aqui uma entrevista com Estevão Portela sobre o novo coronavírus.

Encerrando a solenidade, o Coral “Nossa Voz”, constituído por integrantes do Grupo de Laringectomizados Totais (GALT), do Hospital Federal de Bonsucesso, fez uma emocionante apresentação para o público presente cantando sucessos da música brasileira.

Assista, abaixo, a aula ministrada por Estevão Portela Nunes.

Voltar ao topoVoltar