Karina Burini | Ed.: Alexandre Magno
A campanha de doação de sangue promovida pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) em abril deste ano, em colaboração com o Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio), resultou na coleta de 181 bolsas de sangue. Resultado superior à 30,2% em relação à campanha realizada em 2023, quando foram coletadas 139 bolsas de sangue. O material deste ano poderá atender as necessidades transfusionais de até 543 pacientes.
O evento ocorreu no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de abril, contando com o apoio do Sindicato Nacional da Fiocruz (Asfoc-SN), onde a campanha foi sediada. A médica hematologista Daniela Palheiro, responsável pela Agência Transfusional do INI e uma das coordenadoras da campanha, destacou que o intuito da ação foi o de abastecer o banco de sangue do Hemorio e promover o ato solidário de doar sangue, “que pode salvar muitas vidas”, ressaltou.
Este ano, a campanha contou com a participação inédita do Coral da Fiocruz no primeiro dia, que inspirou os doadores e alegrou o trabalho de toda a equipe.
O Coral apresentou um repertório de música popular brasileira, incluindo composições do próprio grupo, além dos clássicos Bola de Meia (Milton Nascimento); Agora só falta você (Rita Lee); Estrela (Gilberto Gil), entre outras.
Daniela destacou a importância de incluir o coral na campanha como forma de celebrar a saúde e promover a solidariedade. Segundo ela, a música tem um papel fundamental na conscientização sobre questões de saúde, incluindo a saúde mental.
A coordenadora do Coral da Fiocruz Maria Clara Barbosa e o maestro Paulo Malaguti "Pauleira", aproveitaram a ocasião para convidar os presentes para participarem do grupo musical. O regente enfatizou a característica inclusiva do coral, onde todos, “independentemente de habilidade vocal, são bem-vindos a participar”.
O Coral da Fiocruz se ensaia todas as terças e quintas, das 12h às 13h25, na Tenda da Ciência, e está aberto a todos que se interessarem, sejam doadores de sangue ou não.
Dada a grande receptividade à atual campanha, o INI/Fiocruz está planejando realizar uma segunda campanha de doação de sangue no mesmo local, no segundo semestre de 2024. Fiquem atentos.
Você também pode se interessar por: INI/Fiocruz realiza campanha de doação de sangue para o Hemorio