• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

25/01/2021

Campanha de Imunização contra a Covid-19 da Fiocruz tem início no Centro Hospitalar do INI

Texto: Juana Portugal / Fotos: Juana Portugal, Marcelo Alves e Peter Ilicciev

A campanha de imunização contra a Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz teve início no dia 20 de janeiro, no Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 do INI. Mara de Souza Silva (65), auxiliar de serviços gerais, e José Luis Silva Santos (56), auxiliar de enfermagem, foram vacinados na presença da diretora do INI, Valdiléa Veloso, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas (Cogepe), Andréa da Luz Carvalho. As imunizações foram realizadas pela coordenadora do Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais, Ananza Tainá, e pelo enfermeiro Flávio de Carvalho. O INI recebeu mil doses da vacina no dia 19 de janeiro.

“É um momento de muita emoção. Estamos registrando a primeira vacinação na Fundação Oswaldo Cruz no INI. A vacina ajudará a enfrentar o grande desafio que é controlar a pandemia de Covid-19 que tem causado tantas mortes em todo o mundo. É muito importante destacar a importância do investimento na ciência, no desenvolvimento tecnológico e no Sistema Único de Saúde como respostas à pandemia”, afirmou Valdiléa.

Para a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, a vacina é a resposta que veio da ciência que é tão importante para a Saúde Pública quanto a água potável. “Hoje é um dia de emoção, de solidariedade e de falarmos para toda a sociedade da importância da vacina. Nesse momento da pandemia ela pode fazer a diferença e é a nossa aposta para a proteção do futuro. Além de ser um desenvolvimento da ciência, no Brasil ela é garantida pelo Sistema Único de Saúde, pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), acessível a todos os brasileiros”, afirmou, agradecendo em seguida o trabalho realizado no Centro Hospitalar sob a liderança de Valdiléa. “Sem dúvida nenhuma é um dos trabalhos mais importantes que a nossa instituição vem fazendo nessa pandemia e permanecerá para que nos preparemos para outros problemas de saúde que possam surgir”, concluiu.

Andréa da Luz, coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, enfatizou que a campanha de vacinação para a Covid-19 é fundamental e, como a próprio PNI recomenda, os trabalhadores da área de saúde são um dos públicos-alvo neste primeiro momento. “A Fiocruz está engajada no combate à pandemia desde março de 2020. Nossas atividades não pararam e por isso é muito importante a imunização dos nossos trabalhadores. Ano passado realizamos um Inquérito Sorológico que apontou o grupo ligado à limpeza e os trabalhadores negros como os mais atingidos pela Pandemia com um número de casos positivos bastante significativo. Nesse sentido, ter como primeira vacinada uma mulher negra desse setor sinaliza a importância de proteger as pessoas que estão em situação de maior vulnerabilidade social no nosso país e reafirma os nossos valores institucionais”, concluiu.

O Plano de vacinação da Fiocruz segue os critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS) e os grupos prioritários já foram identificados. Devido ao número limitado de doses recebidas, neste primeiro momento serão vacinados os trabalhadores que atuam nos setores que prestam assistência direta a pacientes com Covid-19 no Centro Hospitalar, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/Ensp) e as equipes de imunização.
 

Voltar ao topoVoltar