• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

13/11/2018

Castelo Mourisco é iluminado em homenagem ao centenário do INI


Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal

A cor verde iluminou o Castelo Mourisco, sede da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, nas noites dos dias 06 e 07 de novembro. A iluminação especial fez parte das comemorações do centenário do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas.

“Queria agradecer o empenho que a Fiocruz sempre teve em toda nossa trajetória e o reconhecimento da importância desse momento para o INI nos permitindo ter o Castelo Mourisco iluminado de verde durante o nosso centenário. É muito emocionante vê-lo dessa cor em nossa homenagem. Faz a gente se sentir reconhecido e isso é fundamental para cada um de nós que integra a comunidade do INI. Sabemos que não é um processo tão simples realizar essa iluminação para cada data especial, mas foi muito bom que isso tenha ocorrido especialmente para a nossa comemoração”, destacou a diretora Valdiléa Veloso após sua conferência INI: Desafios e Perspectivas, a última do Simpósio INI 100 anos.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, destacou a importância da iniciativa durante o Simpósio que celebrou o centenário do INI, unidade que está presente desde os primórdios da Fiocruz, especialmente por ter sido realizada no mês que é comemorado também os 30 anos da Constituição Cidadã. “Eu queria reforçar essa questão do pertencimento citado por Valdiléa. O Castelo iluminado de verde é uma homenagem singela e fruto de um empenho do INI em parceria com nossa equipe de Comunicação Social. É mais do que um símbolo de pertencimento. É um símbolo de esperança, que é o significado da cor verde”, concluiu.

“A iluminação verde em comemoração aos 100 anos do INI teve um caráter excepcional, face à importância da data, e contou com o emprenho tanto do DPH/COC quanto da CCS/Presidência”, destacou a chefe do Departamento de Patrimônio Histórico da COC/Fiocruz, Cristina Coelho. O Pavilhão Mourisco, sede da presidência da Fiocruz, além de ser um bem cultural tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é símbolo da Fiocruz e ícone da saúde pública no Brasil, reconhecido internacionalmente. A adoção da prática de iluminar monumentos com cores para celebrar datas importantes e realizar campanhas vem sendo cada vez mais utilizada. Na Fundação, a agenda de campanhas de saúde pública e datas de referência a doenças é grande e intercalada com ações pontuais de sensibilização/mobilização para prevenção a doenças, ambas com abrangência na sociedade, o que resulta em um calendário intenso de iluminação colorida para o edifício sede da instituição, que não pode prescindir de ter sua autenticidade garantida - valorizada pela iluminação monumental projetada especialmente para ressaltar suas formas, volumes e cores próprias de sua arquitetura - e presente no cenário da cidade. 

Fotos: Felipe Varanda

Voltar ao topoVoltar