• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

26/07/2024

Chefe do LapClin Aids do INI/Fiocruz assume presidência da IAS


Karina Burini | Ed.: Alexandre Magno*

A chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST, HIV/Aids (LapClin Aids) do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Beatriz Grinsztejn, tomou posse hoje como presidente da International Aids Society (IAS) na cerimônia de encerramento da da 25ª Conferência Internacional sobre Aids (Aids 2024), que ocorreu na cidade alemã de Munique entre os dias 22 e 26 de julho.

A IAS é a organizadora das Conferências e é a maior associação mundial de pesquisadores, profissionais de saúde, especialistas e ativistas que trabalham com o tema HIV/aids. O mandato de Grinsztejn será de 2024 a 2026. A posse ocorreu hoje (26/07), com a presença da antecessora de Beatriz, Sharon Lewin, que deu as boas-vindas à nova líder.

Estavam presentes a diretora do INI, Valdiléa Veloso, o diretor de Farmanguinhos, Jorge Souza Mendonça, os pesquisadores do INI que tiveram trabalhos aprovados na Conferência, além de milhares de figuras políticas, ativistas e pesquisadores de todo o mundo que participaram da Conferência. 

A nova presidente da IAS, assume o posto reforçando a necessidade de diminuir as equidades sociais como forma de termos uma resposta global mais efetiva ao HIV. 

Veja aqui o vídeo da posse de Beatriz Grinsztejn na IAS

https://www.instagram.com/reel/C-A6wi8hsAV/?igsh=MTc4aHA5ODl4cDZ1Zw==

 

Dra. Beatriz Grinsztejn é graduada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1985), é Mestre (1995) e Doutora (2001) em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAPES 5). Atua na área de Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas e Parasitárias, e Prevencao e Tratamento do HIV/AIDS, ISTs, Tuberculose e COVID 19, Saude da populacao de travestis e mulheres transsexuais. No Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC)/Fiocruz é Chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e AIDS e Docente da Pós-Graduação stricto sensu em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (conceito CAPES 6). É bolsista de produtividade do CNPq 1-D, Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), e Líder do Grupo de Pesquisa Clínica e Epidemiológica em HIV/AIDS (Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq). É consultora do Ministério da Saúde, Integrando o Comitê Assessor para a Terapia Antirretroviral em Adultos e o Comitê Assessor para Profilaxia pre-exposicao ao HIV. Integra o HIV/AIDS Adult Guidelines Development Group da Organização Mundial da Saúde, o Technical Advisory Commitee for HIV/STI da PAHO . É investigadora principal da Unidade de Ensaios Clínicos em HIV/AIDS da Fiocruz que integra as redes de pesquisa AIDS Clinical Trials Group (ACTG), HIV Prevention Trials Network (HPTN) , HIV Vaccine Trials Network (HVTN) e Covid -19 Prevention Network (CoVPN)- NIAID/NIH, E.U.A. É investigadora da rede colaborativa Caribbean, Central and South America (CCASSAnet) que integra a International Epidemiologic Databases to Evaluate AIDS (IeDEA) NIAID/NIH, E.U.A . É membro do Comitê Científico da rede Aids Clinical Trials Group, integra o International Advisory Board dos periódicos The Lancet HIV e Journal of the International AIDS Society. é membro do Comite Diretor da International AIDS Society. Desenvolve uma ampla colaboração com pesquisadores brasileiros e estrangeiros em projetos financiados por agências de fomento e instituições nacionais e internacionais, tais como o NIAID/ NIH, a Agência Francesa de Pesquisa em AIDS e Hepatites Virais (ANRS), o Kirby Institute (Australia), a Rede NEAT -UK.

 

(*) Edição em colaboração com a jornalista Jo Correia que colaborou voluntariamente com a cobertura do INI/Fiocruz na AIDS2024

  • Dra. Valdiléa Veloso, Dra. Beatriz Grinsztejn e suas filhas Bruna e Eduarda. Foto: Alexandre Magno

Voltar ao topoVoltar