• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

15/06/2020

Covid-19: Guia prático para a Infectologia


Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal

Alberto dos Santos de Lemos, chefe do Laboratório de Pesquisa em Imunização e Vigilância em Saúde, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), lançou o livro Covid-19: Guia prático para a Infectologia no dia 04 de junho de 2020. A obra aborda pontos fundamentais para o manejo de pacientes com o novo coronavírus a partir das evidências científicas disponíveis até o momento de sua publicação.

“O livro, destinado a profissionais de saúde e estudantes de medicina, foi publicado pela editora Manole e contou com a colaboração de diversos especialistas no campo da Infectologia. Dentre os autores estão pesquisadores da UFRJ e médicos residentes do INI.  É resultado do trabalho da Comissão de Residência Médica (Coreme) do INI, em colaboração com pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Imunização e Vigilância em Saúde do Instituto”, destacou o pesquisador Alberto Lemos. A publicação, disponível de forma impressa e em ebook, receberá atualizações constantes conforme novas evidências científicas sobre a Covid-19 forem descobertas.

Dividido em oito capítulos, o livro também conta com um anexo sobre os aspectos radiológicos pulmonares da doença. A obra descreve as características do patógeno e sua origem, as manifestações clínicas e a história natural da doença, os aspectos diagnósticos e terapêuticos, além de cuidados de biossegurança, dentro e fora do ambiente de assistência à saúde, e as perspectivas futuras no enfrentamento da pandemia.

O lançamento de Covid-19: Guia prático para a Infectologia ocorreu durante o webinar gratuito Covid-19: Novos e Perpétuos Desafios para a Infectologia, ministrado por Alberto Lemos, quando traçou um panorama do desenvolvimento da doença pelo mundo e dos desafios que a pandemia trouxe para os profissionais da saúde, em especial os médicos infectologistas.

Voltar ao topoVoltar