• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

16/08/2018

Curso Internacional de Metodologias Moleculares para Epidemiologia e Diagnóstico de Infecções Fúngicas Invasivas


Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal

Estão abertas, até o dia 23 de outubro, as inscrições para o VI Curso Internacional de Metodologias Moleculares para Epidemiologia e Diagnóstico de Infecções Fúngicas Invasivas, coordenado pelos professores Bodo Wanke (INI) e Wieland Meyer (Universidade de Sidney/Austrália). Seu objetivo é atualizar os profissionais para desenvolver um processo reflexivo sobre diagnóstico e pesquisa; consolidar conhecimentos com vista à incorporação de inovações tecnológicas e despertar o senso crítico para avaliar o que foi encontrado e igualmente estar preparado para analisar e interpretar o desconhecido e o novo.

Além de apresentar uma revisão histórica sobre o desenvolvimento do conhecimento em diagnóstico laboratorial de Infecções Fúngicas Invasoras (IFI), o workshop discutirá também as metodologias convencionais e novas abordagens para identificação rápida de IFI e seus agentes, assim como os fatores de virulência de agentes de IFI, as metodologias moleculares para seu diagnóstico e a genotipagem de seus agentes.

O curso tem como público alvo profissionais graduados que atuem no campo da Micologia Médica e alunos matriculados em programas de Pós-Graduação nas áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde do Sistema Capes. As aulas e palestras ocorrerão em português e inglês.

Com carga horária de 46 horas, esta edição do curso contará com aulas à distância, de 24 a 26 de outubro, e presenciais, de 29 de outubro a 01 de novembro, das 8h às 18h, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). São oferecidas 25 vagas e não será cobrada taxa de inscrição. Para participar do processo seletivo, os interessados devem encaminhar o currículo Lattes para carla.pena@ini.fiocruz.br.

Voltar ao topoVoltar