Karina Burini | Ed. Alexandre Magno
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) recebeu a visita da delegação da Suíça em seu Centro Hospitalar nessa sexta-feira (07/07). A diretora do Instituto, Valdiléa Veloso, recepcionou os convidados e apresentou a história da Fiocruz e do INI – que completa este ano 105 anos - além de compartilhar informações sobre a construção em tempo recorde do Centro Hospitalar, que ficou pronto em sete semanas para atender aos pacientes mais graves da covid-19, durante a pandemia em 2020.
Durante a visita Ruth Metzler-Arnold, presidente do Conselho Fiscal da Suíça Global Enterprise, expressou sua admiração sobre a excelente infraestrutura e criação do CH em um curto período de tempo. "Estou muito impressionada com toda a infraestrutura que foi criada aqui em tão pouco tempo, com um impacto muito positivo na vida de vários pacientes que passaram e passam por aqui ". Ela também destacou seu interesse em conhecer mais sobre o funcionamento de todo o Sistema Único de Saúde (SUS). "Seria muito bom que em muitos setores da economia também fosse assim, bem organizado e regulamentado com o sistema de saúde brasileiro", afirmou.
Além da diretora do INI/Fiocruz, a comitiva foi também recepcionada pelo médico e pesquisador do INI, André Japiassú, pelo assessor de Cooperação Internacional, Tiago Nery; acompanhada pelo coordenador adjunto do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS/Fiocruz), Pedro Burger; e a assessora do CRIS para a Europa, Ilka Villardo. Além das instalações do Centro Hospitalar, os visitantes conheceram o Castelo Mourisco e visitaram outras unidades da Fiocruz.
A visita da delegação suíça à Fiocruz teve por objetivo fortalecer os laços para promover a colaboração entre a instituição brasileira e instituições e fornecedores suíços no campo da pesquisa.
Integrantes da comitiva suíça
Anna Fontcuberta Morral, Presidente do Comitê Especializado para Cooperação Internacional, Swiss National Science Foundation (SNSF); Annette Luther, Diretora de Relações Governamentais Internacionais Roche Pharmaceuticals; Barbara Hayoz, Presidente do Conselho de Administração, SERV, Swiss Export Risk; Christoph Mäder, Chefe da Delegação de Negócios, EconomieSuisse; Guy Parmelin, Conselheiro Federal, Chefe do Departamento Federal de Assuntos Econômicos, Educação e Pesquisa; Hans Peter Portmann, (PLR-ZH), vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores do Conselho Nacional do Parlamento Suíço; Helene Budliger Artieda, Secretária de Estado para Assuntos Econômicos, Secretaria de Estado para Assuntos Econômicos (SECO); Jean-Daniel Pasche, Presidente, Federação da Indústria Relojoeira Suíça FH; Marco Chiesa, (UDCTI), vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores do Conselho de Estados do Parlamento Suíço; Martina Hirayama, Secretária de Estado de Educação, Pesquisa e Inovação, Secretaria de Estado de Educação, Pesquisa e Inovação (SERI);Mathias Leuenberger, presidente nacional Novartis CH, Presidente scienceindustries; Michael Otmar Hengartner, presidente do conselho da ETH; Olivier Curty, Conselheiro de Estado, Departamento de Economia, Emprego e Formação Profissional (DEEF), Cantão de Friburgo; Olivier Straub, Diretor de Assuntos Governamentais do Grupo, MSC Mediterranean Shipping Company; Pietro Lazzeri, Embaixador da Suíça no Brasil; Ruth Metzler-Arnold, Presidente do Conselho Fiscal, Suíça Global Enterprise; Thomas Pohl, Diretor Geral, Chefe de Assuntos Governamentais UBS Group; Tobias Markert, CEO Zurich Airport América Latina; e Urs Andreas Gut, Diretor de Programas Internacionais, InnoSuisse.