• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

10/05/2019

Doutorandos do INI são selecionados para participar do Programa Institucional de Internacionalização da Capes


Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal

Andreia Lamoglia de Souza e Bruno Gonçalves Silva, alunos de doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas do INI, foram selecionados para receber bolsas do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt Fiocruz-Capes). O resultado do edital foi divulgado pela Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), no último dia 08 de maio, e apresenta um total de 32 alunos da Fundação Oswaldo Cruz para receber bolsas de doutorado sanduíche da Capes.

O Programa tem como objetivo fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização de Instituições de Ensino Superior (IES) ou Institutos de Pesquisa que possuam programas de pós-graduação Stricto sensu de excelência. Busca ainda estimular a formação de redes de pesquisas internacionais, visando aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação.

Os bolsistas do INI integram a Rede Integrativa de Ciência e Tecnologia para o Enfrentamento de Doenças Infecciosas e Reemergentes (Ricei), iniciativa que se agrega a outras duas no campo da pesquisa: a Rede Integrativa de Doenças Crônicas de Origem Não Infecciosas (Ricroni) e a Rede Integrativa para Enfrentamento das Desigualdades em Saúde (Rides). As bolsas na modalidade Doutorado Sanduíche tem duração máxima de 12 meses.

O resultado final do PrInt Fiocruz-Capes pode ser conferido aqui.

Conheça os selecionados

Andreia Lamoglia de Souza possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) também pela UFRJ. A tese de doutorado, orientada pela chefe do Laboratório de Imunologia e Imunogenética em Doenças Infecciosas, Maria da Glória Bonecini de Almeida, aborda a Identificação de fatores de virulência de isolados clínicos de Mycobacterium tuberculosis circulantes na cidade do Rio de Janeiro e correlação com cepas com perfil RDRio.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, Bruno Gonçalves Silva possui mestrado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas pelo INI com a dissertação Avaliação prognóstico em hemorragia subaracnoide aneurismáticastico em hemorragia subaracnoide aneurismática: impacto da lesão cerebral precoce e sepse no desfecho funcional. A tese de doutorado, orientada pelo chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Medicina Intensiva, Fernando Bozza, tem como tema Diagnóstico da resposta inflamatória sistêmica e sepse em hemorragia subaracnoide aneurismática.

* Com informações do Campus Virtual Fiocruz.

Voltar ao topoVoltar