• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

07/05/2025

INI é certificado por 100% de Conformidade nas Práticas de Segurança do Paciente


Alexandre Magno

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) foi agraciado pelo segundo ano consecutivo com o Prêmio e Certificado de Alta Conformidade aos critérios de avaliação às práticas de segurança do paciente, outorgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), em solenidade ocorrida na sede da Secretaria no Rio de Janeiro, durante o II Seminário Estadual Abril pela Segurança do Paciente Mais Acesso e Cuidado Integrado – Qualidade em toda a Jornada!

A chefe do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do INI, Sheila RC Borges, destacou que “este prêmio é um dos frutos de um caminho estruturante que o INI vem trilhando na qualidade e segurança do paciente”. Ela ressalta o apoio da alta gestão do Instituto, a coordenação do Núcleo de Segurança do Paciente, e o trabalho integrado e multidisciplinar como elementos sustentadores do reconhecimento.

A certificação de Alta Conformidade relacionada à Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2024 agraciou 75 unidades de saúde do Rio de Janeiro, dentre elas instituições públicas e privadas. “O INI se destacou, mais uma vez, por alcançar 100% de conformidade, permanecendo com a pontuação máxima ao lado de mais 15 instituições premiadas por atingi-la”, ressalta Sheila. Ela lembra que na Avaliação Nacional realizada em 2023, dos 46 serviços de saúde com leitos de UTI do Rio de Janeiro que atingiram a Alta Conformidade, o INI se destacou por alcançar 100% de conformidade.

A solenidade para a certificação e premiação ocorreu durante o II Seminário Estadual Abril pela Segurança do Paciente “Mais Acesso e Cuidado Integrado – Qualidade em toda a Jornada!, no dia 28/04, na sede da SES-RJ.  O prêmio foi recebido pela chefe do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do INI, acompanhada com parte da equipe do Núcleo.

Durante abertura do evento, o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES-RJ, Mario Sergio Ribeiro, destacou que “a premiação dos hospitais que atingiram a alta conformidade é o reconhecimento do trabalho que foi planejado e implementado para garantir essa qualidade. O atendimento à população é o momento de se comprovar a essência do Sistema Único de Saúde".

A coordenadora de Segurança do Paciente e Gestão de Risco da Superintendência de Vigilância Sanitária da SES-RJ, Maria de Lourdes Moura, mencionou a importância dos objetivos estratégicos do Plano de Ação Global para a Segurança do Paciente 2021-2030 da Organização Mundial de Saúde, a redução dos danos evitáveis e a segurança nos processos clínicos. Ela também destacou a importância do compromisso com a equidade e com a qualidade em todo o sistema de saúde. “Temos que ter como como regra geral ter 'zero dano evitável', e assim garantir segurança para todo processo clínico. O paciente deve ser sempre o centro das atenções no atendimento”.

Sobre o INI

O INI se originou do Hospital Manguinhos - idealizado por Oswaldo Cruz, no início do século 20 -, mas que só entrou em funcionamento em 1918, na gestão do sanitarista Carlos Chagas.

Depois de quase ter fechado suas portas, o então Hospital Evandro Chagas foi revitalizado em meados dos anos 80, vindo com o passar dos anos se tornar referência, com reconhecimento nacional e internacional, pela sua excelência na condução de estudos clínicos; no ensino e na formação de profissionais e pesquisadores da saúde; e no atendimento e tratamento dos seus pacientes e usuários dos seus serviços no âmbito do SUS.

O Instituto conta com laboratórios de pesquisa clínica, ambulatórios, Hospital Dia, Farmácia, dispensação de PrEP, laboratórios de diagnóstico de referência nacional, Centro de Pesquisa em Covid Longa e um Centro Hospitalar habilitado para o atendimento de alta complexidade.

Voltar ao topoVoltar