Karina Burini | Ed. Alexandre Magno
O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) divulga nota para marcar o Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro (hoje). O INI foi certificado pela Anvisa, por sua alta conformidade em atendimento aos requisitos da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança.
Na foto, a equipe do NSP, a diretora do Instituto, Valdiléa Veloso; o vice-diretor de Serviços Clínicos Estevão Portela; a chefe do NSP, Sheila Borges; e o presidente da Fiocruz, Mario Moreira - em visita ao INI no dia 13/09 -, posaram com a camisa do NSP e com o certificado da Anvisa para reafirmar o compromisso do INI e de toda a Fiocruz com a excelência nas práticas para a segurança do paciente.
O Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, é uma data promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para ampliar a conscientização global sobre a segurança do paciente e incentivar às ações que melhorem a qualidade do atendimento.
Reconhecendo a importância na identificação assertiva do diagnóstico clínico para garantir a segurança do paciente, em 2024 o tema escolhido foi “Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente”, com o slogan: “Faça certo, torne seguro!”. A Resolução WHA72.6 (da septuagésima segunda Assembleia Mundial da Saúde) e o Plano de Ação Global para a Segurança do Paciente 2021–2030 destacam a necessidade de garantir segurança nos processos de diagnóstico.
O “erro de diagnóstico” consiste em não oferecer o esclarecimento correto e oportuno acerca do problema de saúde do paciente, que pode incluir diagnósticos tardios, incorretos, omitidos ou distorcidos ao paciente.
A magnitude dos erros diagnósticos é considerável, pois representam quase 16% dos danos evitáveis nos sistemas de saúde.
Nesse dia importante, o INI vem reafirmar o seu compromisso com as práticas e procedimentos relacionados à segurança do paciente, especialmente aqueles que levaram a obter, em 2023, a nota máxima de alta conformidade em atendimento aos requisitos da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança, realizado pela Anvisa.
Referências:
WHO. Global Patient Safety Action Plan 2021-2030. 3 aug. 2021. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240032705. Acesso em: 15 ago. 2021.
https://proqualis.fiocruz.br/noticias/dia-mundial-da-seguran%C3%A7a-do-p...